Quarta-feira | 07-12-2022

Autónoma Academy

Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal do Cartaxo e a Autónoma Academy, assegura ensino superior no concelho.

Autónoma Academy

Inscrições abertas desde o dia 5 de dezembro de 2022 para o ano letivo 2022/2023.

Clique para aceder à informação detalhada:

➽ Técnicos Auxiliares de Farmácia

➽ Proteção de Dados Pessoais, Privacidade e Cibersegurança na UE

➽ Gestão de Projetos

➽​ Gestão do Negócio do Vinho

+ Informação
Tel. 215 800 952
academy.autonoma.pt

_____________

• Estabelecer uma parceria com uma instituição de ensino superior foi uma oportunidade na qual a autarquia “investiu recursos, tempo e energia, com entusiasmo”, afirmou o presidente da Câmara que assegura “compromisso e trabalho conjunto para que o projeto seja um sucesso e possa vir a crescer em oferta de formação relevante para as pessoas e para o nosso território”.

• Numa primeira fase, estão disponíveis quatro cursos de nível superior, não conferentes de grau académico – Gestão de Projetos, Proteção de Dados, Gestão de Negócio do Vinho e Técnico Auxiliar de Farmácia.

• A Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo deu as boas-vindas às entidades e convidados que participaram no Open Day e a jovem Joana Almeida foi responsável por um momento musical que refletiu o entusiasmo de todas as intervenções – Joana Almeida interpretou o poema de António Gedeão, Pedra Filosofal.

A Câmara Municipal do Cartaxo estabeleceu um Protocolo de Cooperação Estratégica com a Cooperativa de Ensino Universitário (CEU), entidade instituidora da Universidade Autónoma de Lisboa.

O protocolo permitirá estabelecer cooperação científica, técnica e operacional entre a CEU e o município do Cartaxo, para o desenvolvimento conjunto de projetos em áreas como a economia social, a inovação, o empreendedorismo ou a transformação digital. A cooperação vai iniciar-se com quatro cursos de nível superior, não conferentes de grau académico – Gestão de Projetos, Proteção de Dados, Gestão do Negócio do Vinho e Técnico Auxiliar de Farmácia.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destacou a necessidade de envolvimento da comunidade para o sucesso da cooperação com a Universidade
João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, encerrou a sessão de apresentação, afirmando que a autarquia investiu “recursos, tempo e energia” para que o que era uma oportunidade se concretizasse “num acordo de parceria objetiva. Para que esta decisão possa ser uma mais valia para a nossa comunidade, para o concelho e para a região, é necessário que a comunidade a entenda como tal”.

Para o autarca, o facto dos primeiros cursos que estão disponíveis serem uma “oferta de formação superior orientada para as necessidades que identificámos no nosso território e que se enquadram no caminho que queremos fazer no futuro”, poderá ser um dos fatores de sucesso da parceria agora estabelecida.

Open Day contou com a presença da comunidade educativa, empresas e autarcas do concelho
O protocolo foi assinado no dia 20 de outubro entre o município e a instituição de ensino, mas foi no dia 10 de novembro, no Auditório da Quinta das Pratas, que foi apresentado à comunidade. No Open Day de apresentação, estiveram presentes representantes de instituições relevantes na comunidade educativa e autárquica – presidentes de juntas de freguesia e membros da Assembleia Municipal do Cartaxo. Destaque para a presença de Bruno Santos, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo; Cândida Coxo, da Centro de Formação da Lezíria Oeste; Conceição Silva, Diretora do IEFP; o Diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, Jorge Tavares e a Subdiretora do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, Sofia Moreira, ambos do concelho, mas também, Paulo Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva. Estiveram ainda presentes os coordenadores das unidades de saúde familiar do concelho, da USF D. Sancho I, Pedro Alves, da USF Cartaxo Terra Viva e da Unidade de Saúde Pública, André Gomes e também, empresas, associações e coletividades estiveram representadas na sessão de apresentação.

Maria de Fátima Vinagre, vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo, responsável pela área de Educação, abriu a sessão, destacando a importância da qualificação das pessoas para o desenvolvimento do território. Para a autarca, um concelho mais qualificado é um concelho mais competitivo, mais atento, mais justo e mais livre. “Ao capacitarmos os nossos munícipes com as práticas e técnicas necessárias para o bom exercício das suas funções e ajudarmos os profissionais do nosso concelho, ou de outros, a receber as melhores oportunidades de crescimento na carreira que escolheram, permite-nos abrir as portas da oportunidade aos nossos jovens e adultos, restaurar a prosperidade do nosso concelho e reclamar o sonho e a esperança de uma vida melhor” afirmou.

Samuel Silva, Grupo Autónoma, Eduardo Cardadeiro, Autónoma Academy e Ricardo Borges dos Santos, Centro de Transferência de Conhecimento, intervieram na sessão pública de apresentação do acordo de cooperação, na qual destacaram a oferta académica que vai passar a estar disponível no concelho, assim como, as vantagens para a frequência de cursos conferentes de grau académico, que os jovens e os adultos que integrem a formação que agora passa a estar disponível, terão acesso.

No âmbito do Open Day, o Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, junto ao Auditório Municipal, acolheu o Fórum Oferta Académica, e um Cartaxo de Honra, servido pelos alunos e alunas do Curso de Restaurante-Bar e de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária do Cartaxo.​