Embaixadores da Vinha e do Vinho

A Eleição dos Embaixadores da Vinha e do Vinho do Concelho do Cartaxo é um evento que pretende valorizar o papel a desempenhar pelos/as jovens enquanto embaixadores/as do território, no que concerne ao mundo rural e à vitivinicultura, destacando a sua relevância económica, cultural e social.

A cultura da vinha e a produção de vinho, que desde sempre estiveram ligadas à história do Cartaxo, são enaltecidas neste evento que envolve todas as freguesias. Ao longo dos diversos momentos que põem à prova os candidatos e as candidatas, é valorizada a identidade mais profunda do concelho.

O evento foi organizado pela primeira vez em 1988 e surgiu por iniciativa do programa “Isto é Festa” da Rádio Cartaxo. Teve por mentor Vítor de Sousa, que hoje dá nome ao Prémio Simpatia, numa homenagem da Câmara Municipal a um homem que sempre defendeu os usos e costumes dos cartaxeiros.

Até 2014, apenas foi eleita a Rainha das Vindimas, a partir desse ano, o concurso passou a eleger também o Rei das Vindimas, denominando-se Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo. A partir de 2024, o evento assumiu a sua designação atual - Embaixadores da Vinha e do Vinho do Concelho do Cartaxo - mantendo o seu compromisso de honrar a sua longa história, mas abrindo novos caminhos para que os jovens do concelho possam reforçar a sua ligação ao território vinhateiro do Cartaxo, assumindo-se como seus empenhados embaixadores.

Clique nos botões abaixo e veja todas as edições.