A Festa do Vinho propõe todos os anos uma viagem ao mundo dos vinhos, proporcionando o conhecimento e a descoberta das características dos néctares representados neste certame por um vasto leque de expositores.
As Festas da Cidade realizam-se em junho e trazem ao centro do Cartaxo um enorme palco ao ar livre dedicado à cidade e às suas tradições profundamente ribatejanas.
Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das feiras tradicionais mais antigas do país.
A Festa dos Fazendeiros surgiu pela primeira vez em 1956 e atualmente realiza-se de dois em dois anos, no Domingo de Pascoela, sendo um dos eventos mais típicos da freguesia de Pontével e do concelho do Cartaxo.
A freguesia de Vila Chã de Ourique comemora anualmente a Batalha de Ourique. Um mercado medieval e muitas outras atividades marcam o mês de julho em Vila Chã, numa festa em que a população participa ativamente.
Vila Chã de Ourique recebe todos os anos, após a campanha vitivinícola, a Festa das Vindimas.
No mês de junho, a freguesia de Vale da Pedra prepara-se para receber a festa anual, em honra de Nossa Senhora de Fátima.
No primeiro fim-de-semana de setembro, Pontével recebe a Festa em Honra de Nossa Senhora do Desterro, que proporciona cinco dias de convívio.
Vale da Pinta realiza a sua festa anual no último fim-de-semana do mês de agosto. Os festejos em honra de Nossa Senhora da Graça cumprem o objetivo de reforçar o cariz tradicional da freguesia, que continua a apostar num arraial onde não faltam a quermesse e a música popular.
Todos os anos, a freguesia de Vila Chã de Ourique organiza os festejos locais no último fim-de-semana de julho, celebrando o Senhor Jesus dos Aflitos.
Presume-se que a tradição da Procissão do Senhor Jesus dos Passos remonte ao século XVIII, altura em que no local onde foi erguida a Câmara Municipal existia um convento franciscano.