“Cartaxo – Capital do Vinho” é um projeto lançado pela Câmara Municipal em 2002, cujo principal objetivo é dinamizar e desenvolver uma das grandes potencialidades do concelho: o vinho.
O desenvolvimento do concelho do Cartaxo esteve, desde sempre, ligado à cultura da vinha e à produção de vinhos. O projeto pretende dar a esta atividade económica o merecido destaque, assim como fortalecer outras áreas associadas ao setor, designadamente o turismo, a gastronomia e a cultura regional.
“Cartaxo – Capital do Vinho” pretende ser uma marca onde o vinho é o elo de ligação entre a tradição e a modernidade, entre o passado e o futuro.
Em colaboração com os agentes do setor, a Câmara Municipal tem reforçado este projeto com a realização de várias iniciativas, com vista à valorização dos vinhos locais, quer no mercado interno, quer no externo.
É na Capital do Vinho que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) – impulsionada pelo município do Cartaxo – tem a sua sede. A cidade acolhe também o mais antigo museu sobre a temática do vinho e do mundo rural existente em Portugal – o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo –, e uma das festas mais emblemáticas do concelho é também dedicada ao vinho.
PROJETO "CARTAXO - CAPITAL DO VINHO"
Objetivos gerais
CARTAXO – UM CONCELHO ONDE SE PRODUZEM VINHOS DE QUALIDADE
O concelho do Cartaxo conquistou um lugar relevante no quadro da produção nacional de vinhos de qualidade. Favorecida pelo clima e pela riqueza dos solos, a área vitivinícola do Cartaxo compreende duas zonas com características distintas: o Campo, zona de castas predominantemente brancas, e o Bairro, onde predominam as castas tintas.
Representando um dos principais alicerces de progresso e de desenvolvimento do concelho, o vinho tem uma longa tradição no Cartaxo, sendo prova disso a própria Carta Foral de D. Dinis, isentando o pagamento de impostos a todos os agricultores que plantassem vinhas nos cinco anos seguintes ao aforamento.
Referido por Gil Vicente e enaltecido por Almeida Garrett como uma das povoações mais bonitas de Portugal, o Cartaxo está entre os concelhos com maior produção de vinho da região, assumindo uma posição de destaque no que diz respeito ao vinhos da Região Demarcada do Tejo.