Siga a Câmara Municipal nas Redes Sociais

Cartaxo Capital Do Vinho


“Cartaxo – Capital do Vinho” é um projeto lançado pela Câmara Municipal em 2002, cujo principal objetivo é dinamizar e desenvolver uma das grandes potencialidades do concelho: o vinho.

O desenvolvimento do concelho do Cartaxo esteve, desde sempre, ligado à cultura da vinha e à produção de vinhos. O projeto pretende dar a esta atividade económica o merecido destaque, assim como fortalecer outras áreas associadas ao setor, designadamente o turismo, a gastronomia e a cultura regional.

“Cartaxo – Capital do Vinho” pretende ser uma marca onde o vinho é o elo de ligação entre a tradição e a modernidade, entre o passado e o futuro.

Em colaboração com os agentes do setor, a Câmara Municipal tem reforçado este projeto com a realização de várias iniciativas, com vista à valorização dos vinhos locais, quer no mercado interno, quer no externo.

É na Capital do Vinho que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) – impulsionada pelo município do Cartaxo – tem a sua sede. A cidade acolhe também o mais antigo museu sobre a temática do vinho e do mundo rural existente em Portugal – o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo –, e uma das festas mais emblemáticas do concelho é também dedicada ao vinho.

 

PROJETO "CARTAXO - CAPITAL DO VINHO"
Objetivos gerais

  • Aumentar a notoriedade e visibilidade dos vinhos produzidos no concelho como marca inquestionável de qualidade
  • Incentivar e apoiar as empresas vitivinícolas e setores relacionados a tornarem-se mais competitivos para estarem preparados para os desafios futuros
  • Valorizar a qualidade de vida do concelho, quer em termos económicos, quer infra-estruturais, que proporcionem o incentivo de novos investimentos na região e a fixação de pessoas no concelho, gerando maior riqueza

 

CARTAXO – UM CONCELHO ONDE SE PRODUZEM VINHOS DE QUALIDADE

O concelho do Cartaxo conquistou um lugar relevante no quadro da produção nacional de vinhos de qualidade. Favorecida pelo clima e pela riqueza dos solos, a área vitivinícola do Cartaxo compreende duas zonas com características distintas: o Campo, zona de castas predominantemente brancas, e o Bairro, onde predominam as castas tintas.

Representando um dos principais alicerces de progresso e de desenvolvimento do concelho, o vinho tem uma longa tradição no Cartaxo, sendo prova disso a própria Carta Foral de D. Dinis, isentando o pagamento de impostos a todos os agricultores que plantassem vinhas nos cinco anos seguintes ao aforamento.

Referido por Gil Vicente e enaltecido por Almeida Garrett como uma das povoações mais bonitas de Portugal, o Cartaxo está entre os concelhos com maior produção de vinho da região, assumindo uma posição de destaque no que diz respeito ao vinhos da Região Demarcada do Tejo.

 

 

 

Cartaxo Capital Do Vinho
Voltar ao topo