Com a Rede Social pretende-se fomentar a formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais e contribuir para a ativação dos meios e agentes de resposta e para a otimização possível dos meios de ação nos locais.
O que se propõe é que em cada comunidade se criem novas formas de conjugação de esforços, se avance na definição de prioridades e que, em suma, se planeie de forma integrada e integradora o esforço coletivo através da constituição de um novo tipo de parceria entre entidades públicas e privadas com intervenção nos mesmos territórios.
Esta parceria baseia-se na igualdade entre os parceiros, na consensualização dos objetivos e na concertação das ações desenvolvidas pelos diferentes agentes locais.
A nível local a Rede Social materializa-se através da criação das Comissões Sociais de Freguesia (CSF) e dos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) e do Núcleo Executivo, constituindo plataformas de planeamento e coordenação da intervenção social, respetivamente, a nível concelhio e de freguesias.
A Rede Social assenta nos princípios de
SUBSIDARIEDADE (intervenções articuladas e preventivas; privilegiando soluções e recursos endógenos)
INTEGRAÇÃO (convergência de medidas, projetos de desenvolvimento participados)
ARTICULAÇÃO (criação de sinergias entre as parcerias setoriais, corresponsabilização para uma estratégia comum)
PARTICIPAÇÃO (processo participado pelas populações, reforço das organizações de base associativa)
INOVAÇÃO (aumento do conhecimento das problemáticas - descentralizar, desburocratizar, comunicar)
Estes princípios garantem a funcionalidade do dispositivo criado e dão coerência às atuações desenvolvidas no âmbito do programa.
Objetivos gerais
Objetivos específicos
Potenciar e divulgar o conhecimento sobre as realidades concelhias.
O processo de implementação da Rede Social no concelho do Cartaxo iniciou-se em março de 2004, o órgão plenário é denominado de CLASC — CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL DO CARTAXO. O objetivo deste órgão é planear e garantir a implementação de iniciativas de desenvolvimento social local, com vista a uma maior eficácia e racionalização de meios na erradicação da pobreza e da exclusão social.
O Núcleo Executivo é um órgão restrito que tem como responsabilidade a dinamizar os grupos de trabalho constituídos pelo CLAS, elaborar pareceres e relatórios, estimular a colaboração ativa de outras entidades públicas ou privadas, na prossecução dos fins do CLAS, assim como a elaborar o Disgnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Planos de Ação.
É constituído por sete elementos representantes das seguintes entidades:
No âmbito deste programa foram elaborados e aprovados pelo CLASC o Pré-Diagnóstico Social e Diagnóstico Social do Concelho, o Plano de Desenvolvimento Social, e os Planos de Ação anuais.
DOCUMENTOS
pdf
Diagnóstico Social do Concelho do Cartaxo
(2.44 MB)
pdf
Plano de Ação 2023
(322 KB)
CONTACTOS
Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde
Unidade Funcional de Ação Social e Saúde
Rua Marcelino Mesquita
2070-102 Cartaxo
243 701 260 (chamada para a rede fixa nacional)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.