Terça-feira | 22-02-2022

Carnaval será assinalado com uma exposição de máscaras

Decisão foi tomada em conjunto pela Câmara Municipal, os agrupamentos de escolas e as instituições privadas de solidariedade social do concelho, no âmbito da pandemia da doença Covid-19.

Carnaval será assinalado com uma exposição de máscaras @freepik

A Câmara Municipal, os agrupamentos de escolas e as instituições privadas de solidariedade social do concelho, decidiram não realizar o desfile de Carnaval que, em anos anteriores, levou centenas de crianças, jovens e idosos, técnicos, educadores e professores, ao centro da cidade do Cartaxo.

A decisão foi tomada no âmbito da pandemia da doença Covid-19 conforme informou a vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo, Maria de Fátima Vinagre, responsável pelos pelouros de educação e de ação social e saúde, “depois de consulta à entidade de saúde local e ao Serviço Municipal de Proteção Civil”.

Segundo a autarca, “Foi uma decisão difícil, mas necessária perante o parecer das entidades consultadas. O desfile de Carnaval que, habitualmente se realizava na sexta-feira que precede o fim de semana de Carnaval, foi sempre um momento de encontro entre gerações, de diversão para todos e, em especial, de trabalho partilhado entre a autarquia, os agrupamentos de escolas e as instituições de apoio a crianças, jovens e idosos, mas a situação pandémica ainda desaconselha a organização de grandes ajuntamentos de pessoas”.

Para que a data seja assinalada e para que o trabalho conjunto se mantenha, o Município do Cartaxo promove este ano uma nova iniciativa – uma exposição de máscaras de Carnaval.

Maria de Fátima Vinagre explicou que o Município do Cartaxo adquiriu o material necessário e lançou o desafio aos agrupamentos de escolas e às instituições de apoio a crianças, jovens e idosos para que possam criar as máscaras que vão integrar a exposição final, destacando “o entusiasmo com que todos os parceiros responderam e que permitiu, em pouco tempo, concretizar uma iniciativa que não substitui o convívio que o desfile proporcionaria, mas mantém o objetivo de promover a criatividade e o trabalho em prol de um objetivo comum”.

A inauguração da exposição está agendada para o dia 25 de fevereiro, sexta-feira, às 15h00, no Centro Cultural do Cartaxo, onde as máscaras ficarão expostas até ao dia 5 de março.