Quarta-feira | 25-11-2020

84.º Aniversário dos bombeiros Municipais do Cartaxo

84.º Aniversário dos bombeiros Municipais do Cartaxo

• O 84.º Aniversário dos Bombeiros Municipais do Cartaxo foi assinalado no dia 25 de novembro, no quartel da corporação, com a deposição uma coroa de flores junto ao Monumento aos Bombeiros Falecidos. Uma cerimónia discreta a que os tempos de pandemia obrigaram, mas de enorme significado.​

• Pedro Magalhães Ribeiro reafirmou o orgulho da autarquia nos valores humanos e na competência técnica do corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo (BMC).​

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo assinalaram o 84.º Aniversário da corporação com uma cerimónia simbólica, mas de enorme significado. A pandemia da doença Covid-19, trocou as voltas ao ambiente de festa em que o aniversário dos Bombeiros Municipais tem sido assinalado.

A cerimónia solene que habitualmente reúne entidades oficiais, familiares das mulheres e dos homens que prestam serviço na corporação, população e empresários do concelho, não se pôde realizar. O aniversário foi assinalado com a presença do Comandante em exercício, Vítor Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, do presidente da Assembleia Municipal, Augusto Parreira, dos presidentes de Junta de Freguesia, da Coordenadora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Ana Coelho e das forças de segurança, GNR e PSP, e de efetivos da corporação.

Pedro Magalhães Ribeiro reafirmou “o orgulho da autarquia no trabalho dos Bombeiros Municipais pela competência profissional reconhecida no concelho e em todo o país, sempre que são convocados a intervir no auxílio à população, mas também pelo espírito de ajuda ao próximo e de missão solidária que colocam na vossa atuação”.

Referindo o papel dos Bombeiros Municipais do Cartaxo no combate à pandemia da doença Covid-19 como essencial “quer nas medidas preventivas de contágio, quer no transporte e apoio a concidadãs e concidadãos que enfrentam a doença”, o autarca destacou a “proximidade da corporação à população e o papel fundamental que assumiu, com coragem e abnegação, num ano especialmente difícil para toda a comunidade”.

Pedro Magalhães Ribeiro deixou palavras de agradecimento a todos os homens e a todas as mulheres que cumprem a sua missão nos Bombeiros Municipais do Cartaxo, assim como às suas famílias “às quais devemos muito. Devemos tempo de convívio que lhes é retirado e devemos um enorme respeito pela capacidade de vos apoiar, conhecendo o risco que a vossa missão sempre implica”, às “empresas, comerciantes e muitas pessoas anónimas, que sempre têm apoiado e acarinhado os Bombeiros Municipais do Cartaxo”, o autarca deixou o “sincero agradecimento da Câmara Municipal”, esperando que no próximo ano “possamos voltar a estar juntos na celebração do aniversário da corporação”.