Quarta-feira | 06-01-2021

Em Dia de Reis o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo assinalou tradição

Em Dia de Reis o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo assinalou tradição

•  ​O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, destacou que a entrega de Bolo Rei às IPSS, aos Bombeiros Municipais e a quem presta serviço no Posto de Comando de Proteção Civil “é um gesto humilde de partilha, um modo simbólico de reconhecimento pelo trabalho inexcedível em prol da comunidade e um desejo que em 2021 se concretize a esperança que todos acalentamos, que o fim desta pandemia seja real”.​

•  A entrega de Bolo Rei às instituições do concelho é uma ação simbólica de agradecimento pelo trabalho efetuado em prol da população mais frágil, que já decorre há alguns anos. Em 2021, no âmbito das medidas de prenvenção de contágio, as instituições não foram visitadas pelo executivo, tendo sido o Bolo Rei entregue sem o habitual convívio com os utentes. A entrega na APPCDM - Casa João Manuel foi simbólica do anseio de que em breve esta tradição possa voltar a ser assinalada no concelho.

Em Dia de Reis, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assinalou a tradicional entrega de Bolo Rei às IPSS do concelho com uma visita à Casa João Manuel – estrutura residencial da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém, localizada no concelho do Cartaxo.

Pedro Magalhães Ribeiro foi recebido por Luís Amaral, presidente da direção da instituição e pelos utentes que receberam o autarca, o vereador Pedro Nobre, a Coordenadora de Proteção Civil, Ana Coelho, o Adjunto de Comando dos Bombeiros Municipais, Vitor Rodrigues, a coordenadora da área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, Conceição Reis e a Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, Andreia Elvas, com música e boa disposição.

O presidente da Câmara Municipal destacou “a relevância das IPSS no apoio aos mais frágeis da nossa comunidade. Para muitas pessoas, as IPSS são a família com que podem contar e para muitas famílias, as IPSS são a garantia de que os seus pais, os seus avós, os seus filhos, aqueles que amam, estão protegidos”.

Para o autarca a entrega do Bolo Rei é uma ação simbólica de “reconhecimento pelo trabalho diário de todas as pessoas que trabalham nas nossas IPSS. Este ano estas pessoas foram postas à prova na sua resiliência, na sua capacidade de inspirar confiança quando tudo era incerteza e preocupação. Forem inexcedíveis”. Lamentando que “este ano o convívio que este dia sempre foi, não possa ter lugar”, o autarca garantiu que “vamos guardar lugar nos nossos corações os abraços que não pudemos dar, nem receber. Este ano vamos manter os cuidados extremos, mas agora com uma nova esperança a aliviar o peso destes dias”.

Se 2020 foi difícil, “2021 vai ser um ano ainda mais desafiante”, afirmou o presidente da Câmara que se mostra certo de que “as nossas IPSS continuarão a saber estar à altura da enorme exigência e da enorme responsabilidade que é serem porto de abrigo para aqueles que, na nossa comunidade, são os mais desprotegidos”, referindo o Plano de Vacinação e o papel que as IPSS terão na sua execução.

O presidente da Câmara Municipal esteve ainda no quartel dos Bombeiros Municipais do Cartaxo e no Posto de Comando Municipal de Proteção Civil – que foi ativado em 2020, para coordenar a resposta municipal e os meios humanos e técnicos disponíveis no concelho e envolvidos no combate ao contágio por novo coronavírus SARS-COV2 e no apoio à população atingida pela doença Covid-19 – onde partilhou “uma fatia de Bolo Rei com quem tem assegurado, 24 horas por dia, este Posto de Comando e tem trabalhado com verdadeiro sentido de missão e serviço público”.