Quinta-feira | 25-11-2021

Bombeiros Municipais do Cartaxo assinalaram 85.º Aniversário

João Heitor, presidente da Câmara Municipal, destacou a capacidade de intervenção da corporação, a sua excelente preparação técnica e o seu elevado sentido de missão que “se confirmam pelo reconhecimento que alcançou e que ultrapassa em muito as fronteiras do nosso território”.

Bombeiros Municipais do Cartaxo assinalaram 85.º Aniversário

O 85.º Aniversário dos Bombeiros Municipais do Cartaxo foi assinalado no dia 25 de novembro, no quartel da corporação, com a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Bombeiros Falecidos, numa cerimónia condicionada pela pandemia da doença Covid-19.

O ambiente de festa que habitualmente reunia entidades de proteção civil, representantes de diversas corporações do país, autarcas, comunidade educativa, dirigentes associativos, empresários, assim como, população, familiares e amigos, no quartel da corporação, voltou a ser substituído por uma cerimónia simbólica – “um encontro entre o executivo municipal e os nossos bombeiros para celebrarmos juntos os seus 85 anos de serviço público e homenagearmos aqueles que já não se encontram entre nós”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor.

Para o autarca, que presidiu à cerimónia de deposição uma coroa de flores junto ao Monumento aos Bombeiros Falecidos, os Bombeiros Municipais do Cartaxo foram, “nestes longos meses, a primeira linha de apoio às pessoas que, no nosso concelho, viram a sua saúde ameaçada pela Covid-19”, pelo que defender a sua saúde é “defender a nossa comunidade. É garantir que quando um de nós precisar, estas pessoas continuam a estar disponíveis para nos apoiar e proteger”.

João Heitor destacou o sentido de missão da corporação cuja resiliência foi posta à prova. Foi necessário “assumir uma nova frente de trabalho na proteção à comunidade. O combate a incêndios, o socorro às populações, a proteção de pessoas e bens, não foram suspensos pela pandemia”, afirmou o autarca.

“Perante a incerteza, perante um vírus e uma doença nova, a nossa corporação soube adaptar-se, criar as soluções e manter elevada capacidade de intervenção”, referiu o presidente da Câmara Municipal, explicando que a corporação “adquiriu formação e esteve sempre atualizada, definiu e cumpriu protocolos rigorosos e, em casos como a descontaminação de espaços públicos, foi pioneira tendo sido exemplo para outras corporações, às quais deu formação”.

Vítor Rodrigues, comandante da corporação, lamentou “que as nossas famílias não possam estar presentes. Mais do que qualquer entidade ou pessoa, são as nossas famílias quem melhor compreende o esforço que estes quase dois anos de pandemia, nos exigiram”.

Para o comandante dos Bombeiros Municipais, a capacidade de resposta à pandemia, destacada pelo presidente da Câmara Municipal, “resulta do caráter excecional de cada um dos elementos desta corporação e do seu sentido de missão, aliados à procura constante de competências técnicas que lhes permitam ostentar com orgulho a sua condição de bombeiros. Ser bombeiro ultrapassa em muito o conceito de profissão, é uma condição que marca todas as nossas ações, todos os aspetos da nossa vida”.

O apoio e reconhecimento da comunidade, “continua a ser um motivo para que cada um de nós queira fazer mais e melhor a cada dia”, afirmou o comandante da corporação. Para Vitor Rodrigues, “o apoio que sentimos de comerciantes, empresários, instituições e pessoas individuais, tanto quanto da instituição que nos tutela, a Câmara Municipal, são essenciais para mantermos a força nos dias mais difíceis e o ânimo perante as adversidades. Ao longo de 85 anos foram muitas as pessoas que fizeram desta corporação o que hoje é, trabalhamos todos os dias para estar à altura do seu legado.”

Na cerimónia estiveram também presentes o vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Reis e as vereadoras, Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre.