Quarta-feira | 24-11-2021

Festival Nacional de Gastronomia

Dia do Cartaxo no Stand CIMLT

Festival Nacional de Gastronomia

• O programa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), que integrou o 40.º Festival Nacional de Gastronomia, dedicou um dia ao concelho do Cartaxo.

• No dia 24 de novembro, o stand da CIMLT teve nos vinhos de excelência do Cartaxo, os principais protagonistas – que se apresentaram bem acompanhados pela doçaria tradicional e pelo mel produzido no território.

A Câmara Municipal do Cartaxo escolheu a doçaria tradicional do concelho e os vinhos de produtores e casas agrícolas reconhecidos nacional e internacionalmente, como destaque da sua presença no Festival Nacional de Gastronomia.

A Caspiada foi uma das estrelas do dia, com muitos visitantes a descobrirem o bolo de Pontével, cuja origem se perde nos tempos e que continua a ser confecionado no respeito pela receita tradicional. O Doce D’Arrobe, os coscorões e os rolos de Vila Chã de Ourique, foram apresentados aos visitantes pelos Cinquentões de Vila Chã de Ourique.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, assim como o vice-presidente da autarquia, Pedro Reis e a vereadora Maria João Oliveira, responsável pelo pelouro de Cultura, estiveram presentes na abertura do espaço ao público.

O Festival decorreu na Casa do Campino, em Santarém, de 18 a 28 de novembro.​