Terça-feira | 17-09-2024

Dia da Defesa Nacional

O presidente da Câmara Municipal acompanhou os jovens no Dia da Defesa Nacional.

Dia da Defesa Nacional

O Centro de Divulgação do Dia da Defesa Nacional do Campo Militar de Santa Margarida foi o local que acolheu, no dia 13 de setembro, os/as jovens naturais do concelho do Cartaxo, que completaram 18 anos em 2024 – integrados na convocação a jovens provenientes dos distritos de Santarém, Leiria e Portalegre para o Dia da Defesa Nacional.

O Dia da Defesa Nacional está aberto à participação de entidades representativas das componentes não militares da Defesa, que podem aprofundar o conhecimento sobre a missão das suas instituições.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo esteve presente no Campo Militar de Santa Margarida enquanto autarca e responsável municipal da política de proteção civil. Para João Ferreira Heitor, "o Dia da Defesa Nacional constitui especial relevância pela oportunidade de sensibilizar os jovens para a importância do seu serviço ao país, que pode acontecer de diferentes formas para além do serviço militar. Ainda assim, tendo em atenção o contexto internacional que vivemos, para Portugal, enquanto estado membro da união europeia e estado membro da NATO, a defesa nacional é um tema central”.

Destacando a importância do conhecimento que os/as jovens podem adquirir num dia de contacto direto com as forças armadas, o autarca destacou que “para muitos jovens este dia pode ser muito esclarecedor, pode ser uma oportunidade para descobrirem as ofertas de formação e carreira que as forças armadas, seja a Marinha, o Exército ou a Força Aérea lhes podem oferecer”, acrescentando que também para as forças armadas, a presença dos jovens nos campos e instalações militares são essenciais para “um esforço de recrutamento de efetivos que é crucial para as nossa segurança nacional”.