Quarta-feira | 10-07-2024

Obras de Reabilitação da Extensão de Saúde de Vale da Pedra

O investimento da autarquia foi previsto no Plano de Atividades, aprovado em 2023, para reabilitação do património edificado municipal para este ano.

Obras de Reabilitação da Extensão de Saúde de Vale da Pedra

• A obra deverá estar concluída em três meses e vai resolver problemas estruturais do edifício que se arrastaram por mais de 10 anos, provocando a sua degradação.

• O investimento é superior a 60 mil euros e prevê a substituição integral da cobertura, pintura exterior e intervenções em espaços interiores que estão danificados.

• A par do trabalho técnico para a execução da obra, a Câmara Municipal persistiu junto da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria), em coordenação com a Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I para que, terminada a obra, a Unidade de Saúde de Vale da Pedra tivesse um médico para dar apoio à população - o que está assegurado.

A Câmara Municipal do Cartaxo já deu início à contratação da empreitada para reabilitação do edifício da Extensão de Saúde de Vale da Pedra, que integra a Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I . O valor a obra será de 63.457,54€ + IVA (sessenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e sete euros e cinquenta e quatro cêntimos) e é inteiramente financiado pela autarquia, integrando o Plano de Atividades e o Orçamento para 2024.

O presidente da Câmara Municipal, João Ferreira Heitor, informou que “este investimento vem resolver problemas estruturais conhecidos há mais de dez anos e que, por não serem resolvidos atempadamente, obrigam agora a um investimento maior”. Para o autarca, trata-se de uma obra que vai assegurar a integridade do edifício, mas também vai repor a dignidade da sua utilização enquanto espaço para prestação de cuidados de saúde à população, condição essencial para poder atrair e fixar profissionais de saúde”.

Para o autarca, o investimento “é muito importante pela recuperação do edifício, mas ainda é mais importante porque nos permitiu ter argumentos, junto da administração da ULS e da USF D. Sancho I, para assegurar um médico para apoio à população, esta é, de facto, a melhor conquista que esta empreitada nos vai trazer”.

Trabalhos que integram a empreitada de reabilitação da Extensão de Saúde:

• Substituição dos revestimentos das coberturas de fibrocimento que à data da sua construção deverão com elevada probabilidade conter fibras de Amianto, através de painéis sandwich com comportamento térmico muito mais eficiente;

• Substituição da estrutura de suporte ao revestimento dos painéis sandwich, através da instalação de uma estrutura tubular metálica assente e a fixar à laje de esteira;

• Substituição da impermeabilização do terraço central acentuadamente mais degradado que os restantes, por nova impermeabilização com telas asfálticas com acabamento na face à vista com xisto, através 2 camadas sobrepostas seguindo o mesmo alinhamento;

• Reforço de impermeabilização dos restantes terraços e caleiras com aplicação de membrana líquida com prévia lavagem a jato de água a alta pressão para remoção de resíduos e reforço pontual das telas à base de colagem;

• Pintura dos alçados exteriores e elementos estruturais aporticados, incluindo prévia lavagem a jato de água a alta pressão para remoção de resíduos e reparação de fissuras dispersas e nomeadamente renovação do revestimento em reboco nos encalces dos vãos de janelas exteriores;

• Substituição dos tubos de queda de águas pluviais, por novos dado que os atuais se apresentam ressequidos por ação da incidência dos raios solares e as braçadeiras apresentam já alguma oxidação;

• Pintura no interior da sala de tratamentos e hall de acesso aos gabinetes médicos que apresenta patologias fruto dos efeitos nocivos da ocorrência de infiltrações provenientes do exterior;

• Reparação e pintura dos gradeamentos exteriores dos vãos exteriores, que se apresentam com alguma oxidação.