Quarta-feira | 03-07-2024

À Mesa no Museu – 30 de junho

No domingo, dia 30 de junho, os Vinhos Batistas By Pitada Verde, Dois Carvalhos e Casal do Conde, foram os vinhos protagonistas do almoço enogastronómico da Chef Madalena Dias.

À Mesa no Museu – 30 de junho

Para "abrir as hostilidades" na Adega do Museu, o vinho Casal do Conde – Fernão Pires, Viosinho e Alvarinho de 2023, esteve à altura dos contrastes propostos em duas criações gastronómicas – um amuse-bouche de Tosta com mousse de queijo e lima, e uma entrada de chocos com tinta.

Ao passar para a mesa, as batatas fritas com ovo estrelado harmonizaram com o Câmbio – Blanc de Noirs – Grande Escolha 2022, dos Vinhos Batistas by Pitada Verde, para um prato que marcaria o caminho escolhido para todo o almoço. A ementa, inspirada nas memórias de infância da chef e com o mote “Ó Tempo Volta Para Trás”, evidenciou a união entre vinhos e pratos.

No prato de peixe, Guarda Joias (vieira corada, pesto de caju e espuma de salicórnia), brilhou o vinho Vale d’Algares – Verdelho 2023 – Casal do Conde. Em seguida, os vinhos Quinta Nova Varandas – Reserva Touriga Nacional e Castelão, 2020 – Batistas by Pitada Verde e Dois Carvalhos – Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet e Syrah, 2018, complementaram perfeitamente a intensidade do prato de carne - Vaca Brava.

Durante o almoço, os enólogos João Pedro Batista e Alice Simões apresentaram os vinhos, proporcionando uma experiência enriquecedora. Para finalizar, a sobremesa de Arroz Doce e Coscorões da Avó foi acompanhada pelo vinho Vale d’Algares – Selection, Pinot Gris, 2021, do Casal do Conde.

Quem se sentou à mesa no Museu fez deste segundo almoço uma festa de partilha e descoberta. Na Adega e na sala, os enólogos João Pedro Batista e Alice Simões, junto com a Chef Madalena Dias, partilharam conhecimentos, segredos, confissões e o propósito maior que os uniu no "À Mesa no Museu" – oferecer um almoço de excelência.

A Câmara Municipal do Cartaxo agradece a todas as pessoas que trabalharam para que este almoço fosse um espaço de festa, partilha e descoberta. Aos que aceitaram o desafio de almoçar no Museu Rural e do Vinho, bem hajam por nos permitir partilhar convosco esta paixão pelo vinho, pela vitivinicultura e pela gastronomia, que une o nosso concelho desde tempos imemoriais.

Veja a galeria de fotografias AQUI

➽ Até dezembro de 2024, o Museu Rural e do Vinho será anfitrião mais três almoços enogastronómicos que integram a programação Cidade do Vinho 2024. Os almoços são sempre ao domingo, às 12h00.

As inscrições são online

➽ https://forms.office.com/e/nY1hAAK66C

Valor 50,00€

Lotação limitada a 50 pessoas