Quarta-feira | 29-05-2024

Gala Praça da Felicidade

Comunidade educativa é feliz nas escolas do Cartaxo! Centro Cultural recebeu evento que contou com a participação de quase duas centenas de jovens.

Gala Praça da Felicidade

No dia 23 de abril de 2024, o Centro Cultural do Cartaxo foi palco do emocionante evento “Gala Praça da Felicidade”. A iniciativa, que contou com as parcerias dos agrupamentos de escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e D. Sancho I - Pontével, o Centro de Transferência de Competências da Universidade Autónoma de Lisboa e a UNESCO, reuniu autarcas, representantes de entidades diversas, entusiastas, investigadores e diversos profissionais da educação e intervenientes da comunidade educativa local, para assistir, entre outras coisas, à divulgação dos resultados do estudo realizado pelos alunos sobre o grau de felicidade nas escolas concelhias, que resultou em 3,8 de grau de felicidade global da comunidade educativa numa escala de 1 a 5, em que foram inquiridos cerca de 1600 alunos, encarregados de educação, docentes e não docentes, e utilizados cerca de 75 indicadores para medir a felicidade escolar dos estabelecimentos escolares, sob a coordenação científica do Professor Dr. Georg Dutschke da UAL.

Segundo a Vereadora da Educação, Dr.ª Fátima Vinagre, "Uma coisa é certa, podemos afirmar que temos escolas felizes, com comunidades educativas felizes!", acrescentando ainda que "com o diagnóstico efetuado quer os agrupamentos escolares, quer o município, irão proceder a uma análise detalhada dos resultados obtidos e adotar medidas de modo a aumentar ainda mais os níveis de felicidade escolares”.

"Além da divulgação dos resultados do estudo, pioneiro na Europa, foram apresentados alguns bons exemplos de iniciativas promotoras de felicidade levadas a cabo nos e com os agrupamentos escolares e demonstrados alguns dos conhecimentos adquiridos pelos alunos participantes no projeto no que concerne a técnicas de Comunicação”, sob a coordenação do Professor Dr. Carlos Dias da UAL.

Os jovens repórteres, jovens técnicos de som e de imagem e jovens animadores organizaram e conduziram a Gala que contou com entrevistas a vários intervenientes da comunidade escolar, responsáveis pela coordenação científica do estudo e das aprendizagens em técnicas de Comunicação e autarcas do município com responsabilidade na Educação. Foram também estes jovens que coordenaram cerca de 150 alunos de ambos os agrupamentos que atuaram e encantaram o público com danças, músicas, performances teatrais e de tumbling e entrevistaram em inglês a Dr.ª Juliette Norrmén-Smith, representante do programa da Unesco Happy Schools.

A vereadora reforçou a importância da promoção da felicidade na comunidade educativa para fazer face à necessidade de se ter uma sociedade resiliente e colaborativa.