Quinta-feira | 27-08-2020

Alteração ao período de intervenção

A Câmara Municipal do Cartaxo garantiu hoje a alteração da data e do período em que irá decorrer a remodelação da rede de abastecimento de água da Rua José Ribeiro da Costa, no Cartaxo.

Alteração ao período de intervenção

• Pedro Magalhães Ribeiro informou que estão criadas as condições para “ultrapassar os constrangimentos apontados pela Cartágua como razões para cortar o abastecimento de água em grande parte da cidade, em período diurno, num dia útil, durante 12 horas”.

• O autarca congratula-se por “ter sido encontrada uma solução que permite minimizar o incómodo que o corte de abastecimento vai causar a famílias e empresas e assegurar que a intervenção se realiza em segurança para os trabalhadores”.

A intervenção tinha sido agendada pela concecionária Cartágua-Águas do Cartaxo SA, para o dia 31 de agosto, uma segunda-feira, entre as 8 da manhã e as 8 da noite e obrigava ao corte de abastecimento de água em grande parte da cidade do Cartaxo.

Em reunião de trabalho entre a Câmara Municipal e a Cartágua, realizada hoje, foi decidido que os trabalhos decorrerão de domingo para segunda-feira, em período noturno, de forma a minimizar o impacto na vida das famílias e na organização das empresas – os trabalhos iniciam-se, assim, às 23h00 de domingo, dia 30 de agosto.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, explicou que a autarquia pediu para analisar, em conjunto com os técnicos da Cartágua “que razões concretas obrigavam à execução dos trabalhos em período diurno e em dia útil”, destacando a disponibilidade da Cartágua para elencar essas razões.

“A concessionária apontou a segurança da operação e dos trabalhadores como principais razões. A intervenção implicará ações complexas que, se efetuadas com baixo nível de luminosidade, poderiam constituir risco para a segurança de quem ali vai trabalhar”, explicou o autarca – a Câmara Municipal procurou de imediato uma solução que “pudesse permitir a realização dos trabalhos em segurança, mas em período noturno”.

O presidente da Câmara Municipal anunciou no final da reunião de hoje que “a solução que nos propusemos construir em conjunto está encontrada. Os trabalhos poderão realizar-se num horário que poupe as famílias e as empresas a um incómodo ainda maior, garantindo a segurança de pessoas e equipamentos. Estão ultrapassados os constrangimentos que a Cartágua nos indicou como razões para efetuar o trabalho durante o dia”.

A solução foi encontrada com o envolvimento do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos nossos Bombeiros Municipais, explicou ainda Pedro Magalhães Ribeiro, informando que a Câmara Municipal vai assegurar a criação das condições de luminosidade necessárias e a Cartágua vai alterar o período da intervenção.

Na reunião de hoje, promovida pelo presidente da Câmara Municipal, estiveram também presentes, o vice-presidente da Câmara, Fernando Amorim, o vereador responsável pelo pelouro do ambiente, Pedro Nobre, o presidente da União de Freguesias do cartaxo e Vale da Pinta, Délio Pereira, assim como, o administrador da Cartágua, Jesus Rodriguez, e os diretores técnicos da Cartágua, Artur Vidal e Vanda Duarte.