Sexta-feira | 11-02-2022

Escola Ciência Viva

Agrupamentos de escolas do concelho viram aprovadas as suas candidaturas

Escola Ciência Viva

Programa de educação científica integra o currículo escolar num ambiente de aprendizagem com as características de um Centro de Ciência, tendo como estrutura organizativa uma parceria institucional alargada a escolas, municípios e instituições científicas e de ensino superior.

Num mundo de competição global, a prosperidade das nações é determinada pela sua capacidade para educar as populações.

Num contexto de exigência social por mais e melhor educação – e, pela própria natureza tecnológica da mudança, de mais cultura científica e tecnológica, urge intensificar a cooperação entre sistemas formais e informais de educação cujos benefícios estão claramente documentados na investigação educacional das últimas décadas.

Com o propósito acima referido, em novembro, o Município do Cartaxo convocou e incentivou os Agrupamentos de Escolas do nosso concelho a concorrem com uma ou mais escolas, num curto espaço de tempo - até 15 de dezembro de 2021, a Escola Ciência Viva, um projeto educativo, sem fins lucrativos, dotado de um programa de educação científica que integra o currículo escolar num ambiente de aprendizagem com as características de um Centro de Ciência, tendo como estrutura organizativa uma parceria institucional alargada a escolas, municípios e instituições científicas e de ensino superior.

O Município, constituindo-se como parceiro e mediador de algumas parcerias, apoiou e apoiará os estabelecimentos de educação do concelho na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica, para o exercício de uma cidadania plena, em que a diversidade e inclusividade estejam presentes e seja possível a realização de atividades extensíveis à comunidade de modo a permitir uma aproximação entre a ciência e a sociedade, numa perspetiva de promoção de uma cidadania científica ativa e que vise a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas.

É com muita satisfação que, no dia 8 de fevereiro, teve conhecimento que as candidaturas de ambos os Agrupamentos foram aprovadas com pontuação máxima, podendo o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo beneficiar de apoios financeiros no valor de 10000€ e o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével beneficiar de 7189,01€ como forma de incentivo não reembolsável, para executarem as despesas elegíveis constantes dos seus projetos, até março de 2025. Desta forma, ambos os Agrupamentos podem proceder à aquisição de equipamentos vários, nomeadamente laboratoriais, material educativo, mobiliário escolar, entre outros; adquirir serviços especializados, nomeadamente a produção de ferramentas e conteúdos digitais, assim como o desenvolvimento de programas e módulos, incluindo a produção de conteúdos técnicos especializados, entre outros.

Por sua vez, o Município irá realizar encontros, seminários, workshops e visitas de estudo e respetivas deslocações destinadas aos jovens STEAM.

O Executivo do Município do Cartaxo expressa o seu agradecimento à Sra. Presidente da CAP do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Pontével, Professora Catarina Guerreiro e ao Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, Cartaxo, Dr. Jorge Tavares, assim como aos coordenadores dos projetos pelo esforço e dedicação como abraçaram este desafio.