Sexta-feira | 06-05-2022

Aulas na Natureza

Câmara Municipal promove ação de valorização ambiental na freguesia ribeirinha de Valada.

Aulas na Natureza

Dá-se início à primeira ação municipal de valorização ambiental da freguesia ribeirinha de Valada, com vista à valorização do ecossistema ribeirinho, em que a prática científica se encontra em destaque na promoção do conhecimento sobre a cultura avieira, o rio Tejo e a geodiversidade existente nas suas margens.

No âmbito do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIELT), a Câmara Municipal do Cartaxo – Área de Educação, em conjunto com o Agrupamento de Escolas D. Sancho I - Pontével, vai realizar no próximo dia 17 de maio de 2022, na Aldeia da Palhota, freguesia de Valada, uma atividade com a designação - “DIA DE AULAS NA NATUREZA - Missão: À descoberta da Palhota”.

O “Dia de Aulas na Natureza” consiste em aulas na natureza, destinadas sobretudo ao 3º Ciclo do Ensino Básico. Neste caso, desenhadas e programadas para três turmas de 7º ano.

O objetivo é proporcionar aos alunos aprendizagens no exterior, estabelecendo o paralelo entre os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas e o mundo real.

Assim, nesta atividade os alunos irão tomar consciência da geodiversidade local e perceber a importância dos georrecursos ligados ao rio Tejo e a sua história com mais de 12 milhões de anos, perceber a importância das paisagens e recursos fluviais e de como estas promoveram a fixação de comunidades na sua dependência.

Sendo esta atividade desenvolvida na Aldeia Avieira da Palhota, poderão perceber as estratégias da comunidade para se adaptar aos ritmos naturais do rio Tejo, compreender como as atividades do Ser Humano podem influenciar negativamente a qualidade da água e dos sedimentos deste rio.

As Aulas na natureza têm também como objetivo desenvolver nos alunos o trabalho de equipa, a capacidade de liderança e a gestão de conflitos, melhorando assim as competências sociais e de resolução de problemas e estimulam nos professores a tarefa de mediador, atribuindo aos alunos o papel principal no seu processo de aprendizagem global.

Os destinatários desta atividade são cerca de 43 alunos do 7º ano da Escola Básica 2,3 D. Sancho I , de Pontével, e terá como principal intuito promover aprendizagens ao ar livre, potenciando uma relação próxima, não só com os conhecimentos das diversas disciplinas, como também permitir a ligação, aproximação e conexão com o território em questão.

O dia de aulas na natureza será realizado em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona, o Centro de Formação da Lezíria Oeste, Confraria Ibérica do Tejo e Projeto Palhota Viva – Associação de Defesa do Ambiente.

O percurso das turmas será acompanhado por um Geólogo da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona e membro da Confraria Ibérica do Tejo - CIT, um Ornitólogo e um membro da CIT com conhecimento acerca da comunidade avieira que fará um enquadramento sobre as suas vivências nesta região.

Enquanto área coordenadora do evento, a área de Educação estará presente com as suas técnicas e Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Cartaxo (EMIC – Cartaxo), a acompanhar as equipas nas atividades. O percurso será feito em três momentos, estando cada um dos professores que irão acompanhar a atividade, localizados em três estações diferentes, com três propósitos diferentes, um dedicado à Geologia, outro à Biologia e outro à Aldeia da Palhota e cultura Avieira.

Para acreditar que teremos um futuro próspero, é necessário munir-se o presente com uma Educação de excelência!