Segunda-feira | 30-05-2022

Aulas de Natação

Câmara Municipal assegura prática de natação a crianças e jovens das Unidades de Ensino Estruturado

Aulas de Natação

• As Unidades de Ensino Estruturado existentes no concelho são um recurso pedagógico especializado que se constitui como uma resposta educativa específica para alunos com Perturbações do Espetro do Autismo.

• O apoio dado pela Câmara Municipal permite que os jovens que as frequentam possam continuar os seus treinos de natação e participar nas provas interescolas.

Na sequência do encerramento temporário das Piscinas Municipais do Cartaxo, para reparação dos danos nas tubagens e filtros de água que impediam a manutenção da temperatura e qualidade da água, de acordo com as normas impostas pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), a autarquia assumiu os custos associados à prática de natação pelos alunos das Unidades de Ensino Estruturado do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

Maria de Fátima Vinagre, vereadora responsável pelo pelouro de Educação no município, explicou que “alguns destes alunos praticam natação no âmbito do Desporto Escolar. Prática que ficaram impedidos de continuar, pelo encerramento temporário das piscinas cobertas a que a Câmara Municipal, na defesa da saúde pública, se viu obrigada”, afirmando que “este apoio vai permitir que possam continuar os seus treinos e participar nas provas distritais interescolas”.

A prática desportiva e em especial as aulas de natação “têm, para estes alunos, uma relevância extraordinária quer para a sua saúde física, quer mental, indo muito além de uma prática desportiva. São um contributo para a sua integração social e equilíbrio emocional”, afirmou a autarca, ao explicar a decisão da Câmara Municipal de assumir todos os custos associados, assim como, o transporte dos jovens para o Complexo Aquático de Santarém.

As aulas decorrem às terças, quartas e quintas-feiras, até ao final do ano letivo.

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo integra a rede de Unidades de Ensino Estruturado para o Apoio à Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo que tem como objetivo, concentrar meios humanos e materiais que possam oferecer uma resposta educativa de qualidade a estes alunos.​