Terça-feira | 31-05-2022

VII Vinartchã

Certame voltou a valorizar a economia local com destaque para a vitivinicultura que esteve bem patente na mostra de vinhos certificados da região Tejo.

VII Vinartchã

O certame, organizado pela Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique, decorreu de 27 a 29 de maio e reuniu 40 expositores de setores como a produção de vinho, a comercialização de produtos, serviços e máquinas agrícolas ou o artesanato e a gastronomia.

Na sua VII edição, a Vinartchã associou aos vinhos – com a mostra de vinhos certificados da região Tejo – a gastronomia e a cultura locais, com ênfase na etnografia da freguesia, expressa quer na animação presente em palco, quer nos expositores de artesanato. Durante o certame foi também conhecida a Rainha das Vindimas da Freguesia de Vila Chã de Ourique.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, esteve presente na inauguração do certame, que contou com a presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Eng. José Nuno Lacerda Fonseca.

O autarca afirmou o empenho da Câmara Municipal em apoiar “todas as iniciativas que no nosso concelho, em todas as freguesias, valorizem a nossa identidade cultural, profundamente ligada ao vinho e à vitivinicultura”, destacando a importância de “certames e eventos que promovam a dinâmica empresarial e se constituam como espaços nos quais os nossos empresários, possam mostrar o seu trabalho, os seus produtos e os seus serviços”.

João Ferreira Heitor referiu ainda a importância da Vinartchã pelo “contributo para a afirmação das nossas tradições, tão ligadas à vinha e ao vinho, mostrando como podem ser fatores de diferenciação e atração de pessoas, de visitantes, tanto quanto de projetos empresariais, por exemplo no setor do turismo”.

A Câmara Municipal do Cartaxo esteve presente na Vinartchã com um espaço de divulgação de projetos no setor do turismo, assim como, das iniciativas da autarquia já agendadas para os próximos meses.