Quinta-feira | 09-06-2022

Alunos da Escola Secundária do Cartaxo apresentaram projeto no âmbito da disciplina de Geografia

O Projeto Nós Propomos mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos.

Iniciativa do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, o Projeto Nós Propomos é um projeto internacional de que a Escola Secundária do Cartaxo faz parte há mais de uma dezena de anos. Dirigido aos alunos e alunas de Geografia do Ensino Secundário, consiste na realização de um trabalho de campo nas comunidades onde se inserem, com o levantamento de problemas locais e a procura de soluções ou propostas que os alunos entendem desenvolver em trabalho de grupo.

O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes entidades, neste caso o poder local e a escola.

Os projetos do 10º e 11º anos da Escola Secundária do Cartaxo foram apresentados no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, nos dias 2 e 3 de junho, onde os vários grupos de alunos e alunas identificaram os problemas locais e as respetivas soluções em temas tão diversos como a mobilidade, as energias renováveis, os equipamentos urbanos e espaço público ou a recolha de resíduos sólidos urbanos.

Na sessão de apresentação estiveram presentes João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ferreira Reis, vice-presidente autarquia, e Maria de Fátima Vinagre, vereadora com o pelouro da Educação.

Pedro Ferreira Reis, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, responsável pelo pelouro da Juventude considera “que a maioria das propostas dos alunos são exequíveis” destacando que “o projeto reforça, sobretudo, a participação cívica e comunitária dos mais novos, fomentado e incrementando a sua cidadania ativa e responsável.”

Para Maria de Fátima Vinagre, vereadora com o pelouro da Educação, “este é um projeto que visa estimular o sentido crítico dos mais jovens, fazendo-os olhar para o seu território de modo a potenciar o que nele existe ou a encontrar soluções para problemas reais. Isso obriga-os a investigar, a questionar e a pensar.”

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, considera que “estes projetos ajudam a desenvolver o interesse dos jovens pela participação cívica ativa e responsável, contribuindo para uma reflexão orientada para a solução de problemas, sendo por isso uma mais-valia para o desenvolvimento do sentido comunitário da nossa população”.