Quinta-feira | 11-08-2022

Cartão Jovem Municipal

A autarquia vai dar vantagens aos jovens que queiram desenvolver os seus projetos empresariais no território, assim como, àqueles que pretendam reabilitar imóveis, com reduções das taxas de urbanismo que poderão atingir 90% do valor previsto.

Pedro Ferreiras Reis, vice-presidente da Câmara Municipal, com Beatriz Cavaleiro, de 16 anos, aluna do 10.º ano, acompanhada pelos seus pais e pela professora de artes visuais, Fátima Vaz Pereira.​ Pedro Ferreiras Reis, vice-presidente da Câmara Municipal, com Beatriz Cavaleiro, de 16 anos, aluna do 10.º ano, acompanhada pelos seus pais e pela professora de artes visuais, Fátima Vaz Pereira.​

• A Câmara Municipal do Cartaxo estabeleceu ontem, dia 11 de agosto, véspera do Dia Internacional da Juventude, o acordo de colaboração com a Movijovem – Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada (Movijovem), que permite aos jovens do concelho adquirir o Cartão Jovem Municipal.

• A imagem do Cartão Jovem Municipal foi selecionada, em Conselho Municipal da Juventude, entre vários trabalhos apresentados pelas turmas de 10.º, 11.º e 12.º ano de Artes Visuais da Escola Secundária do Cartaxo. O Conselho escolheu a ilustração original da aluna Beatriz Cavaleiro, de 16 anos, aluna do 10.º ano, que participou na cerimónia de assinatura do acordo acompanhada pelos seus pais e pela professora de artes visuais, Fátima Vaz Pereira.

O Cartão Jovem Municipal é uma modalidade do Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card) que adiciona às vantagens nacionais e europeias, vantagens específicas oferecidas quer por entidades públicas, quer por entidades privadas locais. O cartão pode ser adquirido por residentes no concelho do Cartaxo, com idade entre os 12 e os 29 anos, inclusive.

Em formato digital, o cartão já está disponível para aquisição no site da Movijovem e conta, nesta fase inicial, com vantagens oferecidas aos jovens pelo município, entre as quais se destacam descontos nas entradas para o Museu Rural e do Vinho e nos eventos organizados pela autarquia no Centro Cultural do Cartaxo e no Pavilhão Municipal de Exposições, assim como, a redução de taxas no âmbito de operações urbanísticas que podem chegar aos 90%, em casos de reabilitação de imóveis, deslocalização de atividades com impactos negativos para fora de áreas residenciais ou com especial interesse económico e social, que impliquem a criação ou aumento de postos de trabalho.

Pedro Ferreira Reis, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e responsável pelo pelouro da Juventude, destacou a importância de manter no território os “mais novos, aqueles que pelo seu potencial de intervenção social e de inovação, podem assegurar a sustentabilidade futura do território e da própria comunidade”. Para o autarca, “é urgente dar passos seguros na criação das melhores condições possíveis para que os jovens se queiram fixar no concelho. É preciso que o sintam como seu e que saibam que se aqui quiserem desenvolver os seus projetos profissionais, terão vantagens”, afirmou, destacando “as reduções de taxas para jovens que, com os seus projetos, criem postos de trabalho ou optem pela reabilitação de imóveis para aqui fixar residência”.

A Câmara Municipal do Cartaxo já tem doze empresas que aderiram a este projeto e que vão oferecer vantagens aos jovens, explicou o vice-presidente. A autarquia quer criar “uma rede muito alargada de empresas, de comerciantes, que queiram participar com objetivo comum, o de oferecer vantagens aos jovens que escolham a nossa terra para estudar, viver e trabalhar”.

O acordo de colaboração foi subscrito pelo vice-presidente da Câmara Municipal e por Inês Drummond, vogal da Direção da Movijovem. Na cerimónia de assinatura esteve também presente a diretora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do IPDJ, Eduarda Marques.

➽ Como adquirir o Cartão Jovem Municipal do Cartaxo
Os jovens interessados em adquirir o Cartão Jovem Municipal, por um valor reduzido em relação ao custo habitual, devem contactar a autarquia, para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., solicitando previamente o código promocional que lhes permitirá inscrever-se online para receberem o cartão digital com a redução de valor.

Para inscrição e aquisição do Cartão Municipal Jovem, Clique AQUI​