Segunda-feira | 26-09-2022

V Corrida das Vindimas encheu as ruas do Cartaxo

Trezentos atletas e praticantes de caminhada, cruzaram a meta instalada junto ao Centro Cultural do Cartaxo.

V Corrida das Vindimas encheu as ruas do Cartaxo

• Atletas e praticantes de caminhada, cruzaram a meta instalada junto ao Centro Cultural do Cartaxo.

• Na corrida de competição, participaram 155 atletas e na caminhada 141 pessoas de todas as idades caminharam juntas em nome da prática desportiva e de um estilo de vida mais saudável.

• Na classificação masculina geral, Miguel Mascarenhas foi o primeiro a cortar a meta com 32:35.803 (Grupo Desportivo do Estreito); o segundo foi Ricardo Figueiredo com 32:53.472 (CAS); e o terceiro foi Miguel Ribeiro com 35:43.353 (Trilho dos Cágados).

• Na classificação feminina geral, Rafaela Cananó foi a primeira atleta a cortar a meta com 38:00.779 (Sport Lisboa e Benfica); a segunda foi Carla Ribeiro com 41:38.148 (GFD Running); e a terceira foi Alexandra Portela com 42:46.843 (Run Tejo - Prevent Sprain).

A quinta edição da Corrida das Vindimas, organizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Escola de Atletismo Correr+ do Cartaxo e a Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével, percorreu as ruas do Cartaxo no sábado, dia 24 de setembro.

A prova noturna incluiu dois percursos – 10 Km corrida e 5 Km caminhada – e contou com o Fitness Factory Cartaxo, para o aquecimento que foi feito ao ritmo divertido e enérgico do instrutor Guilherme Matos.

Nos 5 Km de caminhada participaram 141 inscritos e algumas dezenas de pessoas de todas as idades, que se juntaram ao percurso. A corrida contou com 155 atletas inscritos, quer de modo individual, quer em representação de clubes – estiveram presentes 37 clubes. Dos atletas inscritos para a corrida de competição, a idade média foi de 42 anos. O atleta mais jovem tinha 14 anos e o atleta com mais idade, tinha 69 anos.​

João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, deu a partida para a caminhada e, tal como a vereadora Maria João Oliveira, responsável pelo pelouro do Desporto na autarquia, partilhou os 5 Km do percurso, com amigos e familiares.

O autarca destacou a parceria da Câmara Municipal com “a Escola de Atletismo Correr+ do Cartaxo ou a Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével que aceitaram ser nossos parceiros na organização. O seu contributo é essencial para que a prova possa aliar a promoção da atividade física na comunidade à vertente mais competitiva da corrida”.

Os 10 Km de corrida de competição contaram com 155 inscritos o que para o autarca “mostra que, apesar dos anos de interregno desta prova, o Cartaxo continua a ser reconhecido pelos atletas, o que, sem dúvida, se deve ao trabalho árduo das associações e clubes que, no nosso concelho continuam a promover o desporto ao mais alto nível, como se confirma pelos resultados que os jovens das suas formações alcançam”, referiu João Heitor, lembrando que “na Gala do Desporto que a Câmara Municipal organizou ontem à noite, foram reconhecidos pelos resultados obtidos, quase uma centena de crianças e jovens. Este número diz muito sobre a importância do desporto no nosso concelho e o nível de excelência que continuamos a ambicionar e a atingir”.

O presidente da Câmara agradeceu a todos os parceiros da organização. “A área de Desporto da Câmara Municipal contou com enorme ajuda de associações e coletividades, empresas e instituições, comerciantes e juntas de freguesia, assim como, de muitos voluntários que foram essenciais no apoio aos atletas e caminhantes”. O autarca deixou, ainda, um agradecimento especial aos Bombeiros Municipais do Cartaxo e às forças de segurança do concelho.

Para consultar os resultados na íntegra clique aqui​