Sexta-feira | 23-09-2022

Sessão de boas-vindas ao novo ano letivo

A sessão de abertura do novo ano letivo da Universidade Sénior do Cartaxo contou com uma oração de sapiência proferida pelo Dr. Carlos Galelo, com o tema A Comunidade Europeia.

Sessão de boas-vindas ao novo ano letivo

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, esteve presente na sessão de abertura do ano letivo 2022/2023, da Universidade Sénior do Cartaxo.

O autarca destacou a importância da instituição na comunidade, pelas oportunidades que cria para os seus alunos, que nesta altura ultrapassam a centena de inscrições, referindo também o exemplo e referência que são para a comunidade, pela sua história de vida e pela forma como encaram o futuro, com otimismo e energia.

João Ferreira Heitor desejou a alunos, docentes e diretores, o maior sucesso neste seu percurso académico e associativo, valorizando a decisão de participação nestas dinâmicas, que por sua vez contribui para melhorar e prolongar as capacidades físicas e intelectuais dos participantes.

Na sessão de abertura do ano letivo intervieram ainda, António Gaspar, Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Pró Envelhecimento Ativo e Jorge Rodrigues, Presidente da Direção da Universidade Sénior do Cartaxo.

Na abertura do ano letivo 2022-2023, a Universidade apresentou uma oferta curricular muito extensa, quer na área da expressão artística, com aulas de desenho e pintura, teatro, música – onde se destacam as aulas de cavaquinho e a Tuna –, fotografia ou artes manuais, quer área do ensino de línguas estrangeiras com aulas de italiano, espanhol, inglês e língua portuguesa. As novas tecnologias também estão presentes na oferta curricular, com aulas de informática nível I e nível II.

A saúde e o bem-estar não foram esquecidas, com aulas de Chi Kung, ginástica de manutenção ou alimentação e saúde, para além de atividades como as danças de salão que integram quer a área de expressão artística, quer de atividade física.

Em áreas mais ligadas ao estudo teórico, destacam-se as aulas de cidadania, direito e justiça, história da arte e ainda, de enologia e o espaço de conversas e diálogos, que partem da base teórica com vista à concretização prática.