Segunda-feira | 28-02-2022

Organização Paroquial da Jornada Mundial da Juventude vai ter apoio da Câmara Municipal do Cartaxo

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, para a qual são esperados mais de três milhões de jovens de todo o mundo, decorrerá nos terrenos da margem do rio Tejo, ao norte do Parque das Nações, de 1 a 6 de agosto e será encerrada pelo Papa Francisco.

A proximidade do concelho e Lisboa e as acessibilidades que ligam a capital ao concelho, podem contribuir para que o Cartaxo seja um dos centros de acolhimento para os jovens que virão de todo o mundo.

No dia 23 de fevereiro, decorreu a primeira reunião de trabalho do Comité Organizador Paroquial (COP), com a Câmara Municipal do Cartaxo, para apresentação do grupo de trabalho à autarquia. No decorrer da reunião o COP apresentou os objetivos que pretende cumprir até à realização da Jornada Mundial da Juventude, assim como, as necessidades de apoio que prevê serem necessárias.

O Comité Organizador Paroquial do Cartaxo é constituído por um conjunto de jovens, acompanhados no seu trabalho pelo Padre Arlindo Miguel. Na reunião, em representação da autarquia, estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Reis, responsável pelo pelouro da Juventude e a vereadora Maria João Oliveira, responsável quer pelos pelouros da Cultura e Desporto.

No final da reunião de trabalho, o vice-presidente destacou a importância da autarquia apoiar a Jornada Mundial da Juventude, ao lembrar que “são esperados mais de três milhões de jovens de todo o mundo neste evento e estes jovens vão estar reunidos a 30 minutos do nosso concelho”.

Pedro Reis explicou que o apoio solicitado à autarquia será essencialmente logístico, “a disponibilização de equipamentos municipais nos quais os jovens possam ficar alojados, eventual apoio na logística destes espaços durante os dias de realização do evento ou no seu transporte para Lisboa”, explicou o vice-presidente da Câmara, para quem o mais importante é o “extraordinário entusiasmo que estes jovens do Cartaxo vieram partilhar connosco. A sua vontade de trabalhar de modo voluntário na realização de um evento que tem na paz, na união e na fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo, o seu objetivo, só pode ser louvada”, afirmou o vice-presidente.

Maria João Oliveira, informou que “a Câmara Municipal vai trabalhar de perto com o Comité Organizador Paroquial do Cartaxo para que o seu objetivo de transformar o nosso concelho num dos centros de acolhimento e permanência de milhares de jovens se concretize. Estamos disponíveis para contribuir com o que estiver ao nosso alcance. Queremos muito que a sua organização seja um sucesso para todos os jovens que assumiram a enorme responsabilidade de abraçar esta missão”.

Nos próximos meses, o trabalho do COP vai centrar-se no levantamento das opções de alojamento que os jovens podem ter no concelho, seja em casas de famílias que se disponibilizem para os receber, seja em espaços e equipamentos públicos.