Segunda-feira | 20-04-2020

Comemorações 25 de Abril

A Câmara Municipal vai assinalar o 46.º Aniversário do 25 de Abril, com um programa que decorrerá nas plataformas digitais da autarquia.

Comemorações 25 de Abril

• A Câmara Municipal do Cartaxo preparou um programa que inclui intervenções de todas as forças políticas com representação na Assembleia Municipal, um desafio aos mais novos e um espetáculo que vai ser emitido na noite de dia 24 de abril.

• A autarquia lançou também o apelo para que, no dia 25 de Abril, sábado, às 15h00, a população possa participar no que já é um movimento nacional – cantar a canção Grândola Vila Morena, à janela.

No âmbito das medidas preventivas de contágio por Coronavírus (Covid19), que a autarquia tem vindo a adotar, as Comemorações do 46.º Aniversário do 25 de Abril, organizadas pela Câmara Municipal do Cartaxo e pela Assembleia Municipal, não decorrerão em modo presencial.

As forças políticas com representação na Assembleia Municipal, assim como, o presidente deste órgão e o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, vão gravar as suas intervenções e os vídeos serão publicados nos espaços da Câmara Municipal nas redes sociais – Facebook, Instagram e YouTube.

A pensar na participação dos mais novos, a área de Educação e Juventude lançou um desafio às crianças e jovens – Hoje Vou… Desenhar a Liberdade. Os pequenos participantes podem enviar fotografias dos seus desenhos, maquetes, trabalhos manuais, tudo o que a sua criatividade lhes ditar, para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

As fotografias serão publicadas num álbum na página de Facebook da Câmara Municipal, depois é só partilhar com a família e os amigos. As fotografias devem vir acompanhadas do nome e idade dos pequenos artistas, caso os pais ou encarregados de educação não pretendam a identificação, podem também dar largas à imaginação e enviar um pseudónimo que só os fãs do artista vão reconhecer.

A área de Cultura convidou muitos Talentos do Cartaxo a construírem em conjunto um espetáculo que mostre como a música e a poesia têm a capacidade de criar esperança e força nos momentos decisivos. Sob o lema Todos Somos Abril, o espetáculo virtual tem início marcado para as 21h30, de dia 24 de abril, nas páginas de Facebook da Câmara Municipal e do Centro Cultural do Cartaxo. Durante a emissão, haverá ainda espaço para a partilha de testemunhos – aqueles que viveram o dia 25 de abril de 1974, vão falar-nos da sua experiência, do que fizeram e do que sentiram neste dia excecional da nossa história.

Siga a informação no Facebook, no Instagram e Youtube.