Sexta-feira | 14-08-2020

Academia de Inteligência Emocional

A Academia de Inteligência Emocional saiu à rua para levar crianças e jovens do concelho do Cartaxo numa aventura de verão, pelas suas próprias emoções.

Academia de Inteligência Emocional

Durante duas semanas, as manhãs foram passadas entre jogos, teatro ou banhos fresquinhos nas piscinas municipais e as sestas da tarde foram trocadas por muitas e divertidas conversas online.

O “regresso à normalidade” passou a ser expressão habitual, mas para as crianças e jovens que passaram quase todo o ano letivo afastados das salas de aula, dos professores e dos amigos, a normalidade passou a ser algo muito diferente do habitual e que lhes exige um enorme esforço de adaptação.

Foi neste contexto que a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária da Câmara Municipal do Cartaxo (EMIC-Cartaxo), coordenou duas semanas de atividades centradas em explorar as emoções dos mais novos através de atividades que permitiram passar as manhãs ao ar livre, voltar a brincar, descobrir queda para o teatro, gastar a energia em divertidos saltos para a água e passar as tardes em alegre cavaqueira sobre assuntos muito importantes, mas não menos divertidos.

A Academia de Inteligência Emocional para crianças e jovens decorreu no âmbito do PIICIE LT - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo e foi organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, com quatro objetivos essenciais – promover o bem-estar emocional das crianças; contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis; favorecer a saúde mental das crianças no contexto atual de pandemia e contribuir para a adaptação das crianças à convivência social em contexto de pandemia.

A iniciativa decorreu de 27 de julho a 7 de agosto, envolveu diversas áreas e serviços municipais e cumpriu as recomendações da Direção-Geral da Saúde no âmbito da pandemia da doença COVID-19, tendo sido elaborado Plano de Contigência dedicado à atividade.

Foram parceiros desta iniciativa:
Berta Pereira – Associação Poemas e Fantasias
IDS - Instituto para o Desenvolvimento Social
Gráfica Pimenta

Siga a informação no Facebook, no Instagram e Youtube.