Sexta-feira | 15-01-2021

Eleições Presidenciais 2021

Presidente da Câmara Municipal congratula-se com adesão ao voto antecipado em mobilidade

Eleições Presidenciais 2021

As Eleições Presidenciais de 2021, a decorrer em plena pandemia, trouxeram a novidade de o voto antecipado em mobilidade ter sido alargado a todos os eleitores recenseados no território nacional, desde que se inscrevessem previamente.

A inscrição decorreu de 10 a 14 de janeiro, conforme informação disponível na plataforma eletrónica www.votoantecipado.mai.gov.pt e foi “um sucesso no concelho do Cartaxo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro.

A Câmara Municipal do Cartaxo apelou aos eleitores para escolherem esta possibilidade de exercerem o direito de voto, com a convicção de que “cada eleitor que votasse antecipadamente, seria um eleitor que iria aliviar o número de pessoas a votar nas mesas de voto habituais, no dia 24 de janeiro”, explicou Pedro Magalhães Ribeiro.

Terminadas as inscrições, o autarca informou que “mais de quinhentas pessoas escolheram votar antecipadamente”, o que levou a Câmara Municipal a solicitar a abertura de mais uma mesa de voto.

O presidente da Câmara Municipal lembrou que “os eleitores inscritos que, por alguma razão, não possam cumprir o seu direito de voto no próximo domingo, dia 17 de janeiro, poderão ainda fazê-lo no dia 24 de janeiro, na secção de voto onde estão recenseados”.

Os eleitores que escolheram votar antecipadamente devem dirigir-se ao edifício-sede do município, entre as 8h00 e as 19h00 de dia 17 de janeiro, onde se vão estar instaladas as duas mesas de voto.

O autarca lembrou que estão criadas todas as condições para que os eleitores possam “exercer seu direito de voto em segurança, mas também para que os cidadãos e cidadãs que integram as mesas de voto, possam estar seguros” – os membros das mesas de voto cumprirão distância entre si, terão máscaras e viseiras disponíveis e todas as mesas de voto terão álcool gel para desinfeção das mãos.

Os eleitores deverão respeitar as medidas de prevenção de contágio – uso de máscara, cumprimento da distância entre outros eleitores, enquanto aguardam pela sua vez de votar, desinfeção das mãos e uso de caneta ou esferográfica própria.