Terça-feira | 25-05-2021

O Dia Mundial da Criança vai às escolas

As Comemorações do Dia Mundial da Criança vão começar já no dia 26 de maio – uma onda de boa energia vai passar por todas as escolas do primeiro ciclo e jardins de infância públicos do concelho.

O Dia Mundial da Criança vai às escolas

No âmbito das medidas de prevenção de contágio por novo coronavírus e da pandemia da doença COVD-19, a autarquia cancelou a realização das comemorações do Dia Mundial da Criança nos moldes habituais – não vai ser, pelo segundo ano consecutivo, criada uma cidade dedicada aos mais novos no centro da cidade do Cartaxo.

Durante sete anos consecutivos, dezenas de parceiros institucionais e empresariais, profissionais de diversos setores e comunidade educativa, juntavam-se à Câmara Municipal do Cartaxo, num projeto colaborativo que oferecia, a milhares de crianças e jovens, um extenso programa de atividades lúdicas e pedagógicas – a autarquia considera que em 2021 ainda não existem condições para retomar o projeto.

Este ano, segundo em que a Câmara Municipal do Cartaxo procurou encontrar com o apoio dos agrupamentos de escolas do concelho, um modo seguro de assinalar a data, o primeiro objetivo das comemorações do Dia Mundial da Criança é zelar para que as crianças e jovens possam ter um dia especial, em segurança.

A segurança dos docentes e de todos os profissionais administrativos e auxiliares que trabalham nas escolas do concelho esteve também no centro da decisão da Câmara Municipal ao organizar as atividades que vão assinalar o Dia Mundial da Criança.

Assim, nos dias 26, 27, 28, 31 de maio e 1 de junho, a diversão chegará às crianças e jovens, sob a forma de muita animação ao ar livre – criar bolas de sabão gigante que vão andar a voar no “recreio”, fazer tatuagens de glitter e ficar prontinho a participar nos ateliers de dança ou testar a perícia com arco e flecha, são algumas das atividades que vão passar pelas escolas e jardins de infância públicos.

Para guardar memórias do Dia Mundial da Criança a Câmara Municipal do Cartaxo vai ainda levar às escolas um miniestúdio de fotografia instantânea, para que todas as meninas e todos os meninos possam ficar com um registo de um dia muito divertido e ainda entregará uma pequena lembrança às crianças.

Segurança e prevenção de contágio vão marcar as comemorações do Dia Mundial da Criança
As atividades vão decorrer nas escolas de primeiro ciclo e jardins de infância dos agrupamentos de escolas do concelho – Agrupamento de Escolas D. Sancho I  de Pontével e Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

Durante as atividades serão cumpridas todas as medidas de prevenção definidas pela Direção-Geral da Saúde. As atividades serão realizadas “em bolha”, por turma, vão estar disponíveis equipamentos de proteção individual, serão reforçadas as medidas de limpeza e desinfeção, as crianças e jovens, mas também os profissionais que apoiam as atividades, estarão separados por estações – as atividades decorrem em diferentes espaços na escola.

A empresa Tagus Natura (responsável pelas atividades) cumpre todas as medidas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Turismo de Portugal , ostentando o selo Selo Clean & Safe.

Todos os colaboradores serão previamente testados e vão receber formação específica sobre os comportamentos de segurança a adotar.

As técnicas da área de Educação e Juventude da Câmara Municipal do Cartaxo, vão acompanhar as atividades.