Quarta-feira | 05-05-2021

Câmara Municipal começou a entregar primeiros compostores

A Câmara Municipal do Cartaxo já começou a entregar compostores às primeiras 400 pessoas que se inscreveram na campanha Adote um Compostor. A autarquia aderiu à campanha promovida pela Ecolezíria que promove a compostagem doméstica.

Câmara Municipal começou a entregar primeiros compostores

O principal objetivo da campanha é valorizar os resíduos domésticos, transformando-os, a custo zero, em fertilizante natural, o que contribuirá para reduzir os resíduos enviados para aterro, aumentar o uso de adubos orgânicos e promover a sustentabilidade ambiental.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destacou a adesão de pessoas de “todas as nossas freguesias, que decidiram envolver-se neste esforço de promover a reutilização de resíduos, transformando o que seria desperdício, em fertilizante natural”. Para o autarca o facto de mais de 400 pessoas já se terem inscrito para receber um compostor em casa, mostra que a campanha é “oportuna e relevante”.

Os serviços municipais iniciaram hoje, dia 5 de maio, a entrega dos primeiros compostores. Pedro Nobre, vereador responsável pelo pelouro de recolha de resíduos e de limpeza urbana, explicou que “os nossos serviços recolhem as inscrições validadas pela Ecolezíria e organizam a entrega dos compostores ao domicílio, mediante agendamento prévio. Esta entrega facilita o transporte do compostor, em especial a quem não tenha meio de transporte que o permita, garante a montagem correta do equipamento e permite esclarecer dúvidas sobre a sua utilização”.

O autarca reconheceu que “esta entrega pode ser mais demorada, mas garante que os compostores chegam a quem de facto tem condições e motivação para o usar”.

Ao longo das próximas semanas, a entrega vai continuar em todas as freguesias do concelho. Os munícipes que já se inscreveram, devem aguardar o contacto telefónico dos serviços da Câmara Municipal para agendar o dia de entrega.

Qualquer pessoa que possua casa com quintal, horta ou jardim e que possa colocar o compostor diretamente na terra, pode ainda inscrever-se para receber gratuitamente um compostor de 310 litros de capacidade – a Câmara Municipal tem um total de 1050 compostores prontos para entrega e poderá alargar a campanha, caso surjam mais interessados.

Para se inscrever, contacte a sua junta de freguesia, os serviços da Câmara Municipal ou inscreva-se diretamente no site da Ecolezíria

SERVIÇOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS E LIMPEZA URBANA DA CÂMARA MUNICIPAL DO CARTAXO
Telefone: 243 700 267
(mencionar o assunto “Compostagem Doméstica” e anexar a Ficha de Inscrição preenchida https://bit.ly/3uMHUnX )

ECOLEZÍRIA
Número Verde (sem custos): 800 210 045
Site: https://bit.ly/3si1S8q​

(Campanha limitada aos compostores disponíveis - as propostas são validadas para garantir o correto uso dos compostores).