Segunda-feira | 12-04-2021

A Câmara Municipal tem 1000 compostores para entregar à população

A Câmara Municipal do Cartaxo aderiu à campanha – Adote um Compostor – que promove a compostagem doméstica nos seis concelhos que integram a Ecolezíria.

A Câmara Municipal tem 1000 compostores para entregar à população

Para o esclarecimento de dúvidas e inscrições pode contactar os serviços da Câmara Municipal, a Junta de Freguesia da sua área de residência, ou a Ecolezíria.

Se escolher candidatar-se na sua Junta de Freguesia, pdf deve entregar a FICHA DE INSCRIÇÃO disponível AQUI. (907 KB)

SERVIÇOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS E LIMPEZA URBANA DA CÂMARA MUNICIPAL DO CARTAXO
☎ Telefone: 243 700 267
(mencionar o assunto “Compostagem Doméstica” e anexar a Ficha de Inscrição preenchida)

ECOLEZÍRIA
☎ Número Verde (sem custos): 800 210 045

• O principal objetivo da campanha é valorizar os resíduos domésticos, transformando-os, a custo zero, em fertilizante natural – para reduzir os resíduos enviados para aterro, aumentar o uso de adubos orgânicos e promover a sustentabilidade ambiental.

• Qualquer pessoa que possua casa com quintal, horta ou jardim e que possa colocar o compostor diretamente na terra, pode inscrever-se para receber gratuitamente um compostor de 310 litros de capacidade.

• A Câmara Municipal tem mil compositores para entregar na primeira fase da campanha promovida pela Ecolezíria, empresa intermunicipal para o tratamento de resíduos urbanos.

A Câmara Municipal do Cartaxo tem mil compostores para entregar a quem queira transformar os seus resíduos domésticos em fertilizante natural.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, destacou a importância da campanha que “promove a redução e a reutilização de resíduos domésticos. Pretendemos incentivar os munícipes a transformar resíduos orgânicos produzidos em casa, bem como os resultantes das limpezas de jardins e quintais, em fertilizante natural”, lembrando que “no nosso concelho são muitas as pessoas e famílias que têm espaço exterior, um pequeno jardim, horta ou quintal, e que podem fazer compostagem, reduzindo muito os resíduos que depositam no contentor”.

O autarca explicou que a campanha integra um conjunto alargado de ações previstas pela Ecolezíria para a promoção quer da redução e da reutilização de resíduos, quer do aumento da reciclagem, no que respeita aos resíduos diferenciados.

O vereador Pedro Nobre, responsável pelo pelouro de recolha de resíduos e limpeza urbana referiu que “o investimento feito nos compostores deverá ser compensado de modo direto pela redução de resíduos depositados em contentor”, mas também “pelo alerta que a campanha lança para a necessidade de mudarmos o modo como olhamos os resíduos que produzimos nas nossas casas, pela chamada de atenção para o facto de que cada gesto contribui para a sustentabilidade ambiental que todos ambicionamos”. Para o vereador, que coordena a campanha no concelho, “o que se pretende é que cada pessoa, cada família, adote mesmo o compostor, que o encare como um elemento que faz parte do seu dia-a-dia, o que terá impacto positivo a longo prazo”.

Estão abertas as candidaturas – Adote um Compostor
Para se candidatar a receber um dos mil compostores disponíveis na primeira fase da campanha, os candidatos podem inscrever-se na sua junta de freguesia, nos serviços de Recolha de Resíduos e Limpeza Urbana, da Câmara Municipal do Cartaxo, ou no site da Ecolezíria.

As candidaturas estão abertas a quem possua casa com zona exterior de tipologia quintal, horta ou jardim, já que o compostor tem de estar assente em terra e o composto dele resultante deverá contribuir para a obtenção de adubo orgânico a utilizar em plantas, hortas ou jardins aumentando a absorção de nutrientes pelo solo e reduzindo o uso de fertilizantes químicos.

O compostor é entregue, pelos serviços da Câmara Municipal que vão contactar quem se inscrever, depois de confirmadas as declarações na pdf  FICHA DE INSCRIÇÃO (907 KB) , para garantir que os compostores são entregues a quem tenha de facto condições para os utilizar. Será também entregue um Guia de Compostagem, elaborado pela Ecolezíria. O utilizador deve assumir o compromisso de zelar pelo equipamento que lhe for entregue comprometendo-se a utilizá-lo corretamente.