Medalhas de Mérito Municipal
Ano 2020
Pela competência, disponibilidade e empenho que manifestaram no apoio à população do concelho do Cartaxo, no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus. Pelos relevantes serviços prestados ao município no esforço de sensibilização e proteção da comunidade, num momento especialmente difícil que exigiu elevado sentido de cidadania e abnegada dedicação à causa pública.
A Câmara Municipal do Cartaxo releva, as qualidades humanas dos efetivos das Forças de Segurança do Concelho do Cartaxo, que se constituem como exemplo para a construção de uma comunidade solidária, fraterna e tolerante.
Desde o início da vaga pandémica em Portugal, a Guarda Nacional Republicana, em estreita colaboração com o Município e com as autoridades de saúde e proteção civil locais, tem delineado um conjunto de ações comuns, no sentido de reforçar o sentimento de segurança junto da população. Pretendeu-se, com esse conjunto de ações, incutir um sentimento de cumprimento voluntário das indicações estabelecidas pelas autoridades de saúde, nomeadamente a DGS, mas também aos normativos legais que definem a ação das forças policiais assim como os deveres, direitos, liberdades e garantias da população. Assim, neste sentido, sem prejuízo de outras missões que lhe estão cometidas, a Guarda Nacional Republicana destaca as principais atividades que desenvolve no Município do Cartaxo, no âmbito da pandemia COVID-19: Aumento da intensidade e visibilidade do patrulhamento rodoviário; Sensibilização da população em geral, para o cumprimento das normas e das instruções emanadas pelas autoridades de saúde, em contexto pandémico, quer de forma presencial quer através das redes sociais; Sensibilização da população para cumprimento do dever cívico de recolhimento geral; Sensibilização da população para o uso de máscaras e outros equipamentos de proteção individual; Apoio em situações de transferências de utentes de lares e equiparados, para outros locais de referência ao tratamento; Fiscalização ao cumprimento da legislação gradualmente aprovada em consequência da declaração dos diferentes estados de exceção; Fiscalização ao cumprimento, por parte dos cidadãos, dos isolamentos e confinamentos no domicílio decretados pelas competentes autoridades de saúde; Aquando do não cumprimento reiterado da legislação, elaboração do respetivo expediente policial. (texto fornecido pela Guarda Nacional Republicana)
Pela competência, disponibilidade e empenho que manifestaram no apoio à população do concelho do Cartaxo, no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus. Pelos relevantes serviços prestados ao município no esforço de sensibilização e proteção da comunidade, num momento especialmente difícil que exigiu elevado sentido de cidadania e abnegada dedicação à causa pública.
A Câmara Municipal do Cartaxo releva, as qualidades humanas dos efetivos das Forças de Segurança do Concelho do Cartaxo, que se constituem como exemplo para a construção de uma comunidade solidária, fraterna e tolerante.
A PSP foi implantada no Cartaxo, ao que se julga por não haver dados concretos, em 1942. O Posto da PSP situava-se na Rua da República, no.º 21 e tinha como efetivos 1 subchefe e três guardas. Em 1955, o Posto da PSP passou a situar-se na Rua Mouzinho de Albuquerque, tendo como efetivos um subchefe e seis guardas. Mais tarde, passou a ocupar parte do edifício-sede do Município do Cartaxo até 2014, ano em que foi inaugurado o atual Posto. A cerimónia de inauguração integrou as comemorações oficiais do 138.º Aniversário da PSP do Distrito de Santarém, que decorreu no dia 20 de maio de 2014, quando ficaram concluídos o edifício e o respetivo apetrechamento, permitindo aos agentes e à comunidade do concelho, usufruir de um equipamento moderno e funcional. (texto enviado pela Polícia de Segurança Pública)
Nasceu em Santarém em 1981, é Licenciada em Engenharia de Gestão e Ordenamento Rural, Pós-graduada em Riscos e Proteção Civil. Possui extensa formação na área da Proteção Civil, nomeadamente em Risco de Cheias e Inundações, Serviço Municipal de Proteção Civil, Incêndios Florestais, Comunicação do Risco e da Emergência, Riscos Naturais e Planeamento de Emergência. Iniciou a sua atividade profissional em 2006, na APAS Floresta como técnica de Sistemas de Informação Geográfica. Em 2008 iniciou funções como técnica superior no Gabinete de Proteção Civil e Segurança da Câmara Municipal do Cartaxo. Coordena a operacionalização dos trabalhos da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e da Comissão Municipal de Proteção Civil. Atualmente desempenha funções como Coordenadora Municipal de Proteção Civil.
Nasceu em 1972, na ilha do Fogo em Cabo Verde. Licenciada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão Autárquica, possui extensa formação profissional e técnica na área de intervenção social – Planeamento Social, Desenvolvimento Local, Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Iniciou a atividade profissional na Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, em 1998, como Assistente Social, nesta autarquia, exerceu funções de coordenação da área de Ação Social e Saúde, foi responsável pela instalação da CPCJ local e foi a sua primeira presidente. Em 2005, iniciou a sua atividade profissional na Câmara Municipal do Cartaxo. Desde 2008 é coordenadora técnica da Rede Social e responsável pela atualização do Diagnóstico Social. Coordena grupos de trabalho de diversas áreas de intervenção social e comunitária. Desde 2009 dinamiza grupos de Educação Parental. De 2008 a 2015 assumiu a presidência da CPCJ – Cartaxo, cargo que voltou a desempenhar em 2017 e que mantém até à data. Desde 2013, desempenha funções de coordenação da área de Ação Social e Saúde.
Nasceu em 1972. É natural do concelho do Cartaxo, onde reside desde sempre. Licenciada em Enfermagem, tem ainda o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária e o Mestrado, também em Enfermagem Comunitária. Frequenta a Pós-graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde. Em 1996 iniciou a sua atividade profissional no Hospital de Santarém. Desde 2001 exerce funções em Cuidados de Saúde Primários, no Centro de Saúde do Cartaxo. Em 2013, assumiu a coordenação da UCC e é enfermeira em Funções de Chefia desde dezembro de 2017, integrando a Direção de Enfermagem do ACES Lezíria. Integra ainda as equipas de – Saúde Escolar, Local de Intervenção Precoce na Infância, de Prevenção Violência em Adultos, Comunitária de Saúde Mental – assim como, o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cartaxo, a Rede Social e o Núcleo Local de Inserção. Com experiência em saúde pública, integra, desde o início da Pandemia, o grupo de trabalho que assegura a realização de inquéritos epidemiológicos e acompanhamento de vigilâncias ativas no concelho.
Licenciada em Medicina e Mestre em Saúde Escolar. Com mais de 30 anos de experiência profissional na área de Saúde Pública, com a categoria de Assistente Graduada da Carreira Médica de Saúde Pública, assumiu ao longo da sua carreira responsabilidades nesta área. Com extensa formação profissional e técnica, desempenha funções, desde 2013, como Delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria e Coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Lezíria. Desde o início da pandemia tem sido responsável pela coordenação das ações na área da saúde, quer no que respeita ao acompanhamento da população atingida pela doença Covid-19, quer no que respeita à prescrição de testes de diagnóstico, seu controlo e decisão clínica de vigilâncias ativas e passivas..
Nasceu em Moura em 1970. Desde 2007 reside em Pontével, no concelho do Cartaxo. Licenciada em Comunicação Social, Pós-graduada em Comunicação Estratégica Digital e em Comunicação e Marketing Político, com extensa formação profissional na área da comunicação – com enfoque na comunicação autárquica e da administração pública. Com 20 anos de experiência profissional na área da comunicação, iniciou funções na Câmara Municipal do Cartaxo em 2008, assumindo a coordenação da área de Imagem e Comunicação. Acompanha, desde o início da pandemia, as reuniões diárias de Proteção Civil, assim como, a Comissão Municipal de Proteção Civil, com a responsabilidade de coordenar a divulgação de informação à população, no âmbito das medidas de prevenção de contágio, quer nacionais, quer locais, assim como, no âmbito da situação epidemiológica no concelho.
Nasceu em Trancoso em 1978. Licenciado em Saúde Ambiental, iniciou a atividade profissional no ano 2000, como Técnico de Higiene e Segurança. Em 2004 exerceu as suas funções na Área de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública do ACES Oeiras, como Técnico de Diagnóstico e Terapêutica. Desde 2009, exerce estas mesmas funções no Pólo do Cartaxo da Unidade de Saúde Pública do ACES Lezíria, sendo cogestor de diversos Programas de Saúde Pública da Unidade de Saúde Púbica da Lezíria. Desde março de 2020, integra a equipa de resposta à pandemia de COVID-19 da Unidade de Saúde Pública do ACES Lezíria. Assume responsabilidade no âmbito dos inquéritos epidemiológicos, da vigilância ativa de contactos próximos de casos confirmados, assim como, do registo de casos nas plataformas de acompanhamento de Covid-19.
Nasceu em 1968, em Almeirim. É licenciado em Segurança e Higiene no Trabalho. Em 1983, com 14 anos de idade, ingressou nos Bombeiros Voluntários de Almeirim, onde permaneceu durante 18 anos. Em 2001, iniciou o seu percurso nos Bombeiros Municipais do Cartaxo – inicialmente como chefe e de seguida como 2º Comandante. Possui extensa formação profissional e técnica em área como ¬– incêndios, mergulho e resgate aquático ou busca e resgate. Desempenha funções como Adjunto de Comando, na corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo. Desde o primeiro momento da pandemia, assumiu especial destaque pelo trabalho de coordenação da corporação, quer no que respeita às ações de apoio à população, quer no que respeita aos trabalhos de transporte de doentes de Covid-19, ou ainda, de descontaminação de espaço públicos e nas ações de prevenção de contágio.