Sociedade Filarmónica Ereirense

Siga a associação no Facebook

Sociedade Filarmónica Ereirense
___

Fundada em 5 de Janeiro de 1920, a Sociedade Filarmónica Ereirense (SFE), teve na sua origem a vontade de um “punhado de homens que briosamente lutaram para que na Ereira houvesse uma Música”. Um deles, João Damião dos Santos, por na altura não haver dinheiro para a compra de instrumentos, não hesitou em empenhar as suas próprias propriedades para conseguir um empréstimo para esse fim. Foi também este ereirense o primeiro Presidente eleito da coletividade.

Por volta de 1950, a Banda foi integrada na Casa do Povo de Ereira, ficando a denominar-se, Sociedade Filarmónica da Secção Cultural da Casa do Povo de Ereira, da qual veio a separar-se alguns anos mais tarde.

Durante a sua longa história tem cumprido sempre a sua missão, a de proporcionar aos seus sócios aprender música. Tem atuado em inúmeras festividades por todo o país, sendo um dos pilares do desenvolvimento cultural da freguesia de Ereira.

Passou também por alguns momentos difíceis, que levaram em alguns casos à suspensão da sua atividade (de 1927 a 1937 e de setembro de 1998 a junho de 1999), mas graças à boa vontade de todos que têm passado pela SFE, músicos e diretores, conseguiu vencer-se as dificuldades e voltar a dar vida à associação.

Recentemente, por não haver quem quisesse assumir a direção da associação, devido à desistência de muitos músicos e à falta de receitas por não ter possibilidade de realizar ou participar em atividades, a associação esteve quase a extinguir a sua atividade, o que só não aconteceu devido à vontade demonstrada por alguns jovens músicos em continuar a tocar.

Organizou-se assim um pequeno Grupo de Sopros com 10 elementos, o qual permitiu manter viva a música na nossa associação. Desenvolveu-se ao mesmo tempo a atividade da Escola de Música para formar novos elementos para a Banda. Conseguiu-se assim, com os novos elementos e a ajuda de alguns amigos de Bandas vizinhas, recuperar a Banda Filarmónica. A associação tem atualmente em funcionamento regular uma Bandinha de Animação e a Banda Filarmónica.

Comemorou o Centenário em 5 de janeiro de 2020.