Sexta-feira | 04-10-2024

Câmara Municipal investe na limpeza de linhas de água

As intervenções tiveram início em 2022 e continuaram ao longo de 2023 e 2024, num investimento que já ultrapassa os 34 mil euros.

Câmara Municipal investe na limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal do Cartaxo mantém em curso um conjunto de trabalhos que têm como objetivo assegurar a limpeza e manutenção das valas e linhas de água em troço urbano.

A Câmara Municipal do Cartaxo “está a executar trabalhos de limpeza e desobstrução de linhas de água que estiveram muito tempo sem qualquer intervenção”, explica o presidente da Câmara Municipal, João Ferreira Heitor, “o que torna os trabalhos mais demorados e mais dispendiosos do que seriam se tivesse havido limpeza e manutenção periódica”. Para o autarca, investir na limpeza das linhas de água, é investir em saúde pública e em sustentabilidade ambiental, tanto quanto em prevenção na área da proteção civil.

Logo no início do mandato foi limpa e desobstruída a Ribeira do Algar, entre a Quinta de Santa Eulália e a Quinta das Pratas, numa faixa de dez metros em cada uma das margens. Em 2023, foram limpos mais de dois quilómetros de linhas de água – ribeiras da Quinta da Cabreira, da Ponte do Reguengo, do Valverde e a ribeira junto ao supermercado minipreço. Em 2024, já foram limpos mais 580 metros de linhas de água – na Ribeira do Cartaxo, junto ao Jardim de Infância do Cartaxo e junto ao campo de futebol, em Pontével.

Os trabalhos vão continuar em diversas áreas do concelho, sendo que a linha de água junto à Ponte Medieval em Pontével, deverá ser a próxima localização dos trabalhos que estão em curso e que vão continuar em todas as linhas de água cuja responsabilidade seja da Câmara Municipal.

A responsabilidade da execução das ações de limpeza de valas e linhas de água é da câmara municipal, nos aglomerados urbanos; dos proprietários, nas frentes particulares fora dos aglomerados urbanos; e dos organismos dotados de competência, própria ou delegada, para a gestão dos recursos hídricos, nos demais casos.