Sexta-feira | 04-10-2024

Bombeiros Municipais presentes na prova Escadorios da Humanidade

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo concluíram, com desempenho excelente, o desafio internacional que reuniu, em Braga, mais de 1500 bombeiros e bombeiras, de 260 corporações.

Bombeiros Municipais presentes na prova Escadorios da Humanidade

Alexandra Ferreira, Carlos Melo, Hugo Ramos, Márcio Alexandre, Marta Melo, Henrique Fernandes e Tiago Quina, foram os elementos da corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo que participaram, no dia 28 de setembro, no Escadórios da Humanidade 2024. Todos concluíram a prova na sua totalidade, levando o nome do Cartaxo e dos seus bombeiros a todo o país e além-fronteiras.

A prova Escadórios da Humanidade é uma das poucas provas específicas para Bombeiros, sendo altamente influenciada pelas condições meteorológicas. Este ano, as temperaturas altas tornaram a prova particularmente difícil.

Esta prova desafia os participantes a ultrapassarem os seus limites, quer físicos quer psicológicos, enquanto promove o convívio, o espírito de entreajuda, o companheirismo, a partilha e a troca de experiências entre bombeiros/as vindos/as de corporações de todo o país e estrangeiro.

Para além da demonstração da sua forma física e resiliência mental ter sido posta à prova na subida do escadório do Bom Jesus de Braga, os bombeiros e as bombeiras participaram ainda na 3.ª Bênção Nacional de Capacetes, presidida pelo sacerdote Ricardo Fonseca, Comandante dos Bombeiros de Pinhel.

A subida do Bom Jesus de Braga é de 566 degraus, subidos em contrarrelógio, com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro (casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto “ARICA”) – uma distância de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros. Na edição de 2024 participaram corporações de Portugal, Espanha, França, Polónia, Ucrânia, Roménia, Brasil, Venezuela e Cabo Verde.