Quarta-feira | 14-12-2022

Comunicado da Câmara Municipal do Cartaxo

Na sequência da chuva intensa que assolou o concelho ao longo do dia de hoje, 14 de dezembro, a Câmara Municipal do Cartaxo informa que o Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo e os Bombeiros Municipais registaram quinze ocorrências.

Comunicado da Câmara Municipal do Cartaxo

Entre as ocorrências, destacam-se diversas inundações da via pública e de habitações, assim como, quedas de muros. As situações de maior preocupação ocorreram na EN 356-2 (de Pontével para Casais Penedos, por deslizamento de vertentes, na estrada entre o Cartaxo e o Setil, que se mantém interdita e numa habitação, que obrigou à deslocação de duas pessoas. Estas pessoas estão a ser acompanhadas pela área de Ação Social e Saúde, da Câmara Municipal.

Para a resposta necessária, quer de mitigação de danos, quer de resolução das situações identificadas, foram mobilizados 22 operacionais da proteção civil e da corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo, assim como, vários operacionais dos Serviços Municipais e das Juntas de Freguesia.

Estiveram ainda envolvidos no dispositivo de proteção civil, diversas viaturas e equipamentos, nomeadamente veículos, quer da Câmara Municipal, quer das Juntas de Freguesia, 2 retroescavadoras, 1 mini-pá carregadora e veículos para transporte de inertes.

Alguns destes meios estão ainda a laborar de forma a reduzir os impactos das condições meteorológicas adversas no dia-a-dia da população. Dado o nível de alerta, parte destes meios manter-se-ão ainda em vigilância durante esta noite de forma a garantir a proteção de pessoas e bens.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destacou “a importância do trabalho preventivo que temos vindo a executar nos últimos meses e que permitiu às pessoas e aos operacionais dar uma resposta rápida, com algumas ocorrências a serem resolvidas de imediato”, afirmando que “a limpeza de sarjetas e de sumidouros que fizemos com a devida antecedência, assim como, a limpeza de terrenos e de linhas de água que executámos no final do verão, contribuíram eficazmente para a resolução destas situações.

O autarca apelou a que as pessoas, as empresas, cumpram as indicações da Proteção Civil, que são essenciais para a segurança dos seus bens e para a sua própria segurança, adotando comportamentos preventivos, assim como, efetuando os trabalhos de limpeza das suas propriedades, das suas habitações, para que estejam o mais protegidos que é possível, perante fenómenos naturais, sobre os quais não temos controlo.

João Ferreira Heitor realçou “a disponibilidade e o empenho de todos aqueles que estão envolvidos no dispositivo de proteção civil do concelho do Cartaxo, nomeadamente, técnicos da proteção civil, bombeiros municipais, trabalhadores da câmara municipal e das juntas de freguesia, bem como os cidadãos que ao longo do dia foram reportando as ocorrências diretamente aos serviços, agilizando o tempo de resposta face às ocorrências registadas”.