Terça-feira | 25-01-2022

Visitas de trabalho para definir acordos de execução

O executivo municipal está, durante toda a semana, em visitas de trabalho a todo o território do concelho.

Visitas de trabalho para definir acordos de execução

• Delegar competências para executar de modo mais rápido e mais eficiente, é o objetivo que João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, quer ver cumprido nos acordos de execução que vão definir a delegação de competências nas juntas de freguesia.

• O presidente e os vereadores com pelouros estão esta semana no terreno para identificar os problemas “mais prementes e cuja solução deve integrar a delegação de competências nas juntas de freguesia”, explicou João Heitor.

A União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta foi a primeira freguesia a receber, na manhã de dia 25 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, o vice-presidente, Pedro Reis e as vereadoras Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre, para um conjunto de visitas que têm como objetivo construir “em parceria com os autarcas de freguesia, o que serão os acordos de execução do mandato”, explicou João Heitor.

O presidente da Câmara Municipal explicou que a semana de visitas que agendou é uma de muitas que deverão decorrer ao longo do mandato – “temos a necessidade premente de fazer do território do concelho, a nossa sala de reuniões”, afirmou.

“Pedimos aos presidentes de Junta de Freguesia que nos conduzissem numa espécie de banho de realidade que nos permita decidir melhor quando tivermos de alocar os recursos da Câmara Municipal, que são muto escassos, a cada um dos problemas que estão por resolver”, afirmou o presidente do executivo.

“Delegar competências é entregar às juntas de freguesia a capacidade de decisão e os meios para intervirem diretamente território por considerarmos que, pela proximidade às pessoas e o conhecimento profundo do que é urgente, podem fazer mais e melhor”, explicou João Heitor que quer reforçar a intervenção das juntas de freguesia em áreas como a manutenção dos espaços verdes, a limpeza e conservação das vias e espaços públicos, a manutenção do mobiliário urbano ou os estabelecimentos de ensino.

A visitas de trabalho estão agendadas para todas as freguesias e vão decorrer ao longo da semana.​