Quinta-feira | 07-05-2020

Pré-escolar e 1.º Ciclo

As matriculas devem ser efetuadas no Portal das Matrículas ou previamente agendadas com o respetivo agrupamento de escolas.

Pré-escolar e 1.º Ciclo

• No âmbito das medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença Covid-19, o período normal de matrículas para o ano letivo de 2020/2021 – para educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico – foi fixado entre os dias 4 de maio e 30 de junho de 2020.

• A Câmara Municipal já fez chegar, aos agrupamentos escolares, a informação necessária para que, no ato de matrícula, os pais e encarregados de educação possam solicitar o apoio de Ação Social Escolar, que é atribuído pela autarquia – 1.º Ciclo do Ensino Básico - Refeições e Transporte; Pré-escolar - Refeições e Atividades de Animação e Apoio à Família.

• As renovações das matriculas só decorrerão após o dia 26 de junho de 2020.

A Câmara Municipal do Cartaxo informa que o pedido de matrícula deve ser apresentado, pelos encarregados de educação, preferencialmente via internet, no Portal das Matrículas.

No Portal das Matrículas está disponível uma linha direta de apoio e recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

As matrículas presenciais, continuam a existir, mas apenas com marcação prévia:

1. Nos serviços administrativos do Agrupamento D. Sancho I, Pontével, Rua do Moinho Grande, 2070-416 Pontével, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30, cumprindo-se as normas de distanciamento social e com agendamento prévio através do telefone 243 700 320.

2. Nos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, Travessa do Valmosqueiro, 2070 - 147 Cartaxo, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30, cumprindo-se as normas de distanciamento social e com agendamento prévio através do telefone 243 701 010.

MATRÍCULAS - 2020/2021 - EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR:

• A matrícula de crianças que completem três anos de idade até 15 de setembro, ou entre essa idade e a idade de ingresso no 1.º ciclo do ensino básico, é efetuada na educação pré-escolar, sendo de frequência facultativa;

• A matrícula de crianças, na educação pré-escolar, que completem três anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro é aceite, a título condicional dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nos grupos já constituídos.

• O processo ficará concluído com a publicação das listas definitivas prevista para 24 de julho de 2020. A partir desse momento poderá ser solicitado um completamento do processo de matrícula para o ano 2020/2021.

MATRÍCULAS - 2020/2021 - 1º ANO DE ESCOLARIDADE/1.º CICLO

• A matrícula no 1º ano de escolaridade é obrigatória para todas as crianças que completem 6 anos até ao dia 15 de setembro.

• As crianças que completem os seis anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas.

• O processo ficará concluído com a publicação das listas definitivas, prevista para 24 de julho de 2020. A partir desse momento poderá ser solicitado um completamento do processo de matrícula para o ano 2020/2021.

A área de Educação e Juventude da Câmara Municipal do Cartaxo está disponível para apoiar os pais e encarregados de educação, neste processo. Por favor, contacte – 243 700 254.

Documentos necessários no ato da matricula:

Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével​
Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo