Sexta-feira | 10-07-2020

Plano de Contingência - Valada

Pedro Magalhães Ribeiro promoveu reunião de monitorização das medidas de segurança definidas no Plano de Contingência.

Plano de Contingência - Valada

• A Câmara Municipal do Cartaxo mantém controlo sobre cumprimento do Plano de Contingência dedicado exclusivamente a regular o uso do espaço público na zona ribeirinha da freguesia de Valada.

• O acesso rodoviário às áreas da fluvina e do estacionamento foi reaberto a 19 de junho depois de assegurado o reforço da fiscalização por parte da GNR. Pedro Magalhães Ribeiro afirmou na altura que o reforço do patrulhamento foi “condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permitiu abrir o espaço a mais pessoas, em melhores condições de segurança.”

• Quer a GNR, quer a Junta de Freguesia e o Serviço Municipal de Proteção Civil têm acompanhado de perto a utilização da zona ribeirinha de Valada pela população e pelos visitantes.

• Quer o Comandante do posto da GNR do Cartaxo, Paulo Belchior, quer o Comandante do Destacamento Territorial de Santarém, Fábio Lopes, “têm estado muito atentos e têm feito um enorme esforço para garantir o patrulhamento e as ações de fiscalização”, afirmou o presidente da Câmara Municipal. Este é um trabalho contínuo, que irá manter-se no terreno, de modo coordenado, envolvendo autarquias, proteção civil e forças de segurança”.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, promoveu uma reunião de trabalho que decorreu na zona Ribeirinha de Valada no início do mês. Para o autarca, “os meses de julho e agosto, vão exigir ainda mais atenção por parte de todos aqueles que devem zelar pelo cumprimento do Plano de Contingência aprovado para esta zona”. Referindo “o final do período de aulas e o início do período de férias para muitas famílias implica atenção acrescida”, o autarca destaca o papel do patrulhamento por parte da GNR “em especial ao fim de semana, para que todas e todos os cidadãos possam continuar a desfrutar deste espaço sem colocar em risco a saúde pública”.

Na reunião foram elencadas as principais preocupações para o uso do espaço em segurança, assim como, medidas que poderão vir a ser reforçadas “caso o afluxo de visitantes se intensifique, ou ocorram situações de não cumprimento das medidas definidas no Plano de Contingência”.

Na reunião de trabalho estiveram presentes o Adjunto do Comandante de Destacamento de Santarém, Tenente Raposo, o Comandante do posto da GNR do Cartaxo, Paulo Belchior, Sérgio Lourenço da unidade de saúde pública local, Ana Coelho, coordenadora do Serviço Municipal de Proteção Civil e Vitor Rodrigues, Adjunto de Comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.​

Siga a informação no Facebook, no Instagram e Youtube.