Segunda-feira | 20-07-2020

Fleximol - Empresa entrou em processo de insolvência em julho

Presidente da Câmara pede intervenção do Ministro da Economia e da Ministra do Trabalho

Fleximol - Empresa entrou em processo de insolvência em julho

• A situação da Fleximol – Suspensões para Veículos, SA, que este mês entrou em processo de insolvência, preocupa o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, que, em ofício dirigido hoje ao Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, apela ao agendamento de reunião com a presença de ambos e uma visita ao local.

• A insolvência da empresa, situada na Zona Industrial do Cartaxo, em Vila Chã de Ourique, e que emprega cerca de uma centena de trabalhadores, “terá efeitos devastadores na nossa economia local e numa população já fragilizada e afetada com a situação de pandemia que vivemos, sem fim à vista”.

Esta não é a primeira vez que a empresa Fleximol enfrenta dificuldades graves. No final de junho de 2019, alguns dias depois de ter visitado a empresa, Pedro Magalhães Ribeiro promoveu uma reunião entre a administração e investidores potenciais interessados na aquisição desta.

A situação desta empresa de suspensões de folha de mola e braçadeiras para veículos comerciais, que exporta cerca de 90% da sua produção, agravou-se e, no presente mês, entrou em processo de insolvência.

A relevância desta empresa, “que emprega 96 trabalhadores, é indiscutível, no panorama nacional e local. O seu encerramento terá repercussões na economia local, mas os problemas sociais associados também me preocupam. São famílias inteiras que, num período já difícil, em que as consequências da pandemia da doença COVID-19 se fazem sentir em muitos níveis, se veem agora na perspetiva de perder o seu emprego e o seu sustento”, diz o presidente da Câmara Municipal.

Esta preocupação levou Pedro Magalhães Ribeiro a contactar a administradora da empresa, Inês Carmona, “que me informou que existe a convicção de que a empresa possa continuar a laborar através de um plano de recuperação para o efeito”.

Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal endereçou um ofício ao Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, solicitando, “com a urgência que a situação exige, um pedido de agendamento de reunião com a presença de ambos e uma visita às instalações da empresa, para analisar o problema, também com representantes da CGTP, da empresa e dos trabalhadores”.

“Pretendemos que sejam avaliadas todas as hipóteses”, diz Pedro Magalhães Ribeiro, que gostaria “de ver recuperada esta empresa essencial para a nossa economia e minimizados os efeitos que um encerramento assim abrupto traz ao Cartaxo e à nossa população”.

A Fleximol, com sede na Zona Industrial do Cartaxo, em Vila Chã de Ourique, abriu portas em 1991. Fornece os fabricantes de camiões mais reputados na Europa, sendo ainda fornecedor exclusivo para as linhas de montagem em Portugal, da Mitsubishi e Toyota.

pdf Consulte o ofício remetido​ (521 KB)

Siga a informação no Facebook, no Instagram e Youtube.