Quinta-feira | 30-07-2020

Piscinas Municipais reabriram com Plano de Contingência dedicado

Durante o período de encerramento, as piscinas foram alvo de obras de beneficiação, sendo o investimento total de cerca de 22 mil e 400 euros.

Piscinas Municipais reabriram com Plano de Contingência dedicado

• A área descoberta das piscinas municipais reabriu no passado dia 21 de julho, depois de um encerramento mais longo do que seria esperado motivado pela pandemia da doença COVID-19.

• “Sabemos que esta era uma reabertura muito aguardada pela nossa população, sobretudo depois de tantos meses de confinamento, e ainda mais agora, que as temperaturas convidam a um mergulho. Mas temos de garantir que todo o trabalho feito ao longo do período de confinamento não foi em vão, e é nesse sentido que esta abertura foi preparada minuciosamente, com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil, que elaborou um Plano de Contingência específico para esta área”, destacou Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal.

• “Nestes primeiros dias de abertura, pudemos verificar que os visitantes cumpriram, com rigor, todas as regras estipuladas e indicações, o que nos dá confiança de que esta reabertura aconteceu no momento certo”, assegurou Pedro Nobre, vereador com o pelouro do Desporto.

Depois da reabertura de diversos equipamentos e espaços públicos, no início deste mês, com medidas de segurança reforçadas, também a área descoberta das piscinas municipais reabriu no passado dia 21 de julho.

Uma abertura mais tardia do que em anos anteriores, justificada com a pandemia da doença COVID-19, que levou ao encerramento de diversos espaços, e que agora acontece dando continuidade ao processo gradual de desconfinamento, e tendo em conta a atual situação epidemiológica do concelho e do país.

Durante o período de encerramento, foram efetuadas diversas obras de beneficiação, que representaram para a Câmara Municipal do Cartaxo, um investimento de cerca de 22 mil e 400 euros. Na zona das piscinas, os trabalhos incidiram sobretudo no arranjo de fundos e rodapés, na impermeabilização com resinas epoxy e finalização com padrões iguais aos existentes. Foram também adquiridos dois duches com fluxómetro e efetuadas reparações no sistema de filtração da piscina grande exterior. As obras contemplaram ainda melhorias na zona da receção e nas condições de acessibilidade, através da construção de duas rampas para mobilidade reduzida.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, “este que é, todos os anos, um espaço de lazer muito procurado pelas famílias e, sobretudo, pelos mais jovens tem, neste período de dificuldades económicas acrescidas, uma importância social enorme, possibilitando o lazer e convívio sem que seja necessária a deslocação para fora do concelho - o que acarreta custos, que, no momento atual, muitas famílias poderão não conseguir suportar. Por isso se torna tão necessário que todos respeitem as regras e que todos sejam, a todo o momento, agentes de saúde pública - não podemos voltar atrás nos esforços feitos por toda a comunidade”.

Plano de contingência

Para além do plano de contingência municipal, em vigor desde março, os diversos equipamentos e espaços públicos que, entretanto, reabriram têm planos de contingência dedicados, elaborados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelos serviços municipais responsáveis pelos espaços. O mesmo acontece nesta reabertura, com a publicação e divulgação de plano próprio para a zona descoberta das Piscinas Municipais.

O funcionamento das piscinas fica sujeito ao cumprimento de diversas regras, de acordo com orientações da Direção-Geral da Saúde e da legislação em vigor, como a utilização de máscara, a desinfeção das mãos e controlo da temperatura na entrada, e o respeito pela distância de segurança.

A capacidade máxima de utilização diária é de 200 pessoas, sendo o controlo efetuado através da cedência de pulseiras de controlo fornecidas a todos os utilizadores na bilheteira. Para evitar a concentração de pessoas, os circuitos de circulação estão definidos e identificados, sendo obrigatório respeitar a distância de 1,5 metros entre banhistas que não pertençam ao mesmo grupo e de 3 metros entre chapéus de sol.

A limpeza e higienização do espaço foi reforçada, com especial atenção às áreas de circulação e zonas de maior contacto e foram instalados dispensadores com solução desinfetante em diversos pontos para todos os utilizadores.

“Sabemos que ainda vivemos um período crítico, e por isso estamos muito atentos a esta reabertura. Foi com satisfação que vimos, nestes primeiros dias, que a adaptação a este plano de contingência, a estas novas regras, decorreu com naturalidade e com rigor por parte de todos os que visitaram e usufruíram das nossas piscinas”, afirma Pedro Nobre.

“Ao longo da semana que passou, a lotação máxima prevista não foi atingida, mas a procura diária deste equipamento mostrou-nos que esta era uma reabertura muito ansiada. Trabalhámos para que acontecesse de forma segura e continuaremos a trabalhar diariamente nesse sentido”, assegura o vereador.

“A segurança de toda a comunidade continua a ser da responsabilidade de todos e de cada um”, afirma o presidente da Câmara Municipal, “e é por isso importante relembrar que está nas mãos de todos fazer um uso responsável deste equipamento, respeitando as regras, cumprindo todas as orientações oficiais, para que as Piscinas Descobertas Municipais do Cartaxo continuem a ser um espaço privilegiado de encontro e de convívio”.

pdf Consulte o Despacho na íntegra (216 KB)
pdf Consulte o Plano de Contingência Piscinas Municipais do Cartaxo - Área Descoberta na íntegra​ (1.88 MB)

Siga a informação no Facebook, no Instagram e Youtube.