Quinta-feira | 10-09-2020

Funcionária de Lar no Cartaxo testa positivo à Covid-19

Uma funcionária da Casa de Santa Cruz, residência para idosos pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, recebeu hoje, 10 de setembro, resultado positivo para a Covid-19.

Funcionária de Lar no Cartaxo testa positivo à Covid-19

Atualização - Dos testes realizados, não houve qualquer resultado positivo.

Recebida esta informação por parte da Santa Casa de Misericórdia do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, convocou uma reunião de Proteção Civil com carácter de urgência, que decorreu esta tarde no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

Esta reunião contou com a presença de Renato Bento (Diretor Distrital da Segurança Social), Jorge Nogueira (Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo), Sérgio Lourenço (Técnico da Unidade de Saúde Pública do ACES Lezíria), Vítor Antunes (Comandante da PSP Cartaxo), Augusto Parreira (Presidente da Assembleia Municipal), Ana Coelho (Coordenadora Municipal da Proteção Civil), Victor Rodrigues (Comandante em exercício dos Bombeiros Municipais do Cartaxo), Conceição Reis (Coordenadora Técnica do Serviço Municipal de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal do Cartaxo) e Ana Adriano (Técnica da Segurança Social do Cartaxo).

Destacamos que, em concertação com todas estas entidades, foi possível agendar, para amanhã de manhã, a testagem de todos os funcionários e utentes da Casa de Santa Cruz. Nesse sentido, a Autoridade de Saúde Pública irá iniciar os testes a partir das 10h, nas instalações da instituição e com o apoio logístico dos serviços municipais de proteção civil. Os testes serão realizados por equipas do Centro Hospitalar do Médio Tejo e, segundo esta entidade, é previsível obter resultados ainda no próprio dia.

Nesta reunião o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo sublinhou que, após conhecimento do caso, a Instituição reforçou, de imediato, todas as medidas de proteção e higienização previstas no seu Plano de Contingência, estando os utentes - até conhecimento dos resultados dos testes - confinados aos seus respetivos quartos, sem se deslocarem às áreas comuns.

O Diretor da Segurança Social, Renato Bento, recordou que a Equipa Multidisciplinar criada para monitorizar, em tempo de pandemia, os planos de contingência dos Lares de idosos – constituída por técnicos da Segurança Social, Autoridade de Saúde e Serviço Municipal de Proteção Civil –, esteve recentemente nas instalações da Casa de Santa Cruz. Renato Bento informou que nessa ação de acompanhamento e monitorização, os técnicos constataram “que todas as orientações, quer da Direção Geral de Saúde (DGS), quer todas as medidas previstas no Plano de Contingência do equipamento, estavam a ser cumpridas na íntegra”.

Jorge Nogueira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, mostra-se confiante que este seja um caso isolado dentro da instituição, pois “a Santa Casa do Cartaxo tem feito um enorme esforço para conter a propagação deste novo coronavírus nas nossas unidades e estamos, por isso, confiantes de que os resultados dos testes a serem realizados refletirão o imenso trabalho e empenho de todos os funcionários ao longo dos últimos meses”, acrescentando que até à data não foram identificados sintomas em nenhum outro funcionário ou utente da Casa de Santa Cruz.

O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, manifestou solidariedade e reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, quer pelos seus dirigentes quer por todos aqueles que trabalham nesta instituição, particularmente, à funcionária que testou positivo, elogiando a sua conduta responsável e protetora de todos aqueles que cuida. Pedro Magalhães Ribeiro salientou que “a Santa Casa tem sido absolutamente rigorosa na adoção de procedimentos de prevenção à Covid-19, como foi aqui atestado pelo Diretor da Segurança Social, em resultado da ação de acompanhamento realizada esta semana pela Equipa Multidisciplinar”.

Pedro Magalhães Ribeiro apresentou toda a disponibilidade da Câmara Municipal no apoio à instituição e endereçou ao Provedor Jorge Nogueira uma palavra de apreço “pela forma exemplar e transparente na comunicação da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo junto dos familiares dos utentes, que muito contribui para a necessária serenidade que o complexo momento impõe”.

Siga a informação no Facebook, no Instagram e Youtube.