Sexta-feira | 16-10-2020

Balanço Covid-19 nas escolas do concelho

A Câmara Municipal do Cartaxo informa que no decurso das duas últimas semanas foram confirmados casos ativos de novo coronavírus SARS-CoV-2 em três estabelecimentos de ensino do concelho.

Balanço Covid-19 nas escolas do concelho

• Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo assegura que todas as situações estão a ser acompanhadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelas autoridades de saúde – que trabalham em estreita colaboração com os agrupamentos de escolas e com as associações de pais e encarregados de educação.

• Desde o início do ano letivo, o presidente da Câmara Municipal convocou quer os diretores de agrupamento, quer as associações de pais para participarem nas reuniões da Comissão Municipal de Proteção Civil que reúne diariamente, para que a situação em todos os estabelecimentos de ensino, seja avaliada a cada momento e as ações decididas de forma coordenada.

• A Área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal do Cartaxo está a acompanhar de perto os agregados familiares. Até à data desta informação, dois agregados solicitaram apoio, por estarem em isolamento e impedidos de saírem da sua residência.

• A Área de Educação e Juventude da autarquia, em coordenação com os agrupamentos de escolas, está a assegurar que as crianças em isolamento ou vigilância ativa, têm disponíveis os meios informáticos para continuarem as aulas de forma não presencial.

• O Presidente da Câmara Municipal afirma a solidariedade da autarquia para com o corpo docente, técnico e operacional, assim como, aos pais e encarregados de educação, destacando o comportamento responsável que todos têm evidenciado.

• O autarca reconhece o esforço conjunto de todas as instituições, autarquias e profissionais “que diariamente colaboram para que as crianças e jovens possam continuar o seu percurso de aprendizagem, apesar da apreensão que toda a comunidade partilha”.

• Aos que “têm confirmada uma situação de saúde tão preocupante, aos que têm os seus filhos confirmados como positivos, endereço o mais sentido respeito pelo modo como estão a enfrentar um momento muito difícil e desejo a todos os nossos concidadãos, de todas as idades, o rápido restabelecimento”.

Escola EB 23 de Pontével
Na sequência de um caso positivo de Covid-19 na escola EB23 de Pontével, os alunos de duas turmas estão em vigilância ativa/isolamento profilático até dia 26 outubro. Estes alunos serão submetidos a teste diagnóstico de Covid-19.

Pelo facto de os alunos destas duas turmas partilharem áreas disciplinares conjuntas com outras duas turmas, os alunos destas últimas serão também submetidos a teste diagnóstico Covid-19 cujo resultado laboratorial vão aguardar em isolamento.

Caso não seja detetado novo coronavírus SARS-CoV-2, nos testes a efetuar, os alunos poderão retomar as atividades letivas presenciais, mantendo-se em vigilância passiva até 26 de outubro, o que implica cumprimento rigoroso de diretivas já indicadas ao Diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, pela Delegação de Saúde.

Os docentes destas quatro turmas, embora considerados contactos de baixo risco pela autoridade de saúde, serão também submetidos a teste diagnóstico de Covid-19, devendo manter a atividade letiva, cumprindo as diretivas referidas.

Durante este fim de semana, a Câmara Municipal irá proceder à desinfeção da escola EB23 de Pontével.

Escola Básica de Vila Chã de Ourique
Foram confirmados dois casos positivos entre alunos da escola. Durante o período de transmissibilidade as crianças não frequentaram a escola, pelo que a Delegação de Saúde considerou a turma, respetivos docentes e assistentes operacionais, em situação de baixo risco, ficando sujeitos a vigilância passiva que termina hoje, dia 16 de outubro.

Durante o período de encerramento da escola, a Câmara Municipal do Cartaxo procedeu à desinfeção de todo o estabelecimento de ensino.

Escola Secundária do Cartaxo
No fim do dia de hoje foi confirmada a existência de um caso positivo na Escola Secundária do Cartaxo, aguardam-se as orientações da Delegação de Saúde.

A Câmara Municipal do Cartaxo vai efetuar trabalhos de desinfeção, durante o fim de semana, neste estabelecimento de ensino.

Siga a informação no Facebook, no Instagram e Youtube.