Sexta-feira | 11-06-2021

Câmara Municipal promove ações de formação para voluntários

As Ações de Formação e Sensibilização para um Voluntariado de Continuação, têm como objetivo promover a integração de voluntários em diversos contextos e serviços municipais, servindo como facilitadoras da sua prestação.

Câmara Municipal promove ações de formação para voluntários @standret on freepik

A Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com o Grupo de trabalho de Voluntariado da Rede Social, organizou ações de formação dedicada a quem presta voluntariado nos diversos serviços municipais, que serão dinamizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, explicou que a autarquia pretende “promover a participação de toda a comunidade nos diversos serviços municipais, assim como, nas diversas instituições do concelho, seja na área da cultura, do apoio social, da educação, da juventude ou outros para as quais os voluntários e voluntárias, pretendam contribuir”, destacando o “serviço público que dezenas de voluntários, na sua maioria jovens, têm prestado à população ao longo dos anos, desenvolvendo trabalho de muito valor, em diversos serviços municipais”.

A vontade de “valorizar o contributo do voluntariado, foi a principal razão que levou a Câmara Municipal a desenvolver estas ações de formação”, afirmou Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro de Ação Social e Saúde – área que organizou as ações de formação, com o objetivo de criação de uma Bolsa de Voluntários que possa apoiar a realização de diversos projetos que se venham a concretizar.

Para Fernando Amorim, a pandemia da doença Covid-19, “veio mostrar a necessidade que a comunidade tem de poder contar com pessoas, de todas as idades, para apoiar os mais frágeis”, referindo-se aos voluntários que no âmbito da pandemia “foram um apoio indispensável a famílias e indivíduos, tanto quanto aos serviços municipais. Queremos que os serviços possam acolher cada vez melhor estas pessoas, dando-lhes a relevância correspondente ao seu esforço pessoal e altruísmo”.

A formação decorre online, às terças e quintas-feiras, das 18h00 às 21h00 e tem a duração de 26 horas, divididas por seis módulos temáticos: Enquadramento conceptual do Voluntariado, Enquadramento jurídico, direitos e responsabilidades, Comunicação e Trabalho em Equipa; Programa de Voluntariado e Boas Práticas.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Câmara Municipal do Cartaxo

Área de Ação Social e Saúde – 243 701 261 ou 961 719 359

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Rua Dr. Marcelino Mesquita – Edifício Escola José Tagarro – Cartaxo​