Terça-feira | 04-05-2021

Conselho Municipal da Juventude reuniu por videoconferência

Plano Municipal da Juventude, Inquérito da Juventude e Arte Urbana estiveram em debate no Conselho que reuniu jovens e instituições.

Conselho Municipal da Juventude reuniu por videoconferência

O Conselho Municipal de Juventude reuniu no dia 20 de abril, por videoconferência. Em destaque estiveram três propostas de trabalho – os princípios orientadores para a construção do Plano Municipal da Juventude, o Questionário da Juventude e Arte Urbana para o Skate Park da cidade do Cartaxo.

Plano Municipal da Juventude: apresentação e discussão dos princípios orientadores para o plano de ação.
Pedro Magalhães Ribeiro, que preside por inerência ao Conselho, referiu a qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito do Plano Municipal de Juventude que “não é um documento produzido internamente pela Câmara Municipal, é um documento colaborativo que integra propostas de muitos parceiros, de jovens e associações de jovens”, para o autarca “mais do que um documento estratégico, que nos permitirá planear ações, atividades e políticas municipais, este documento, por resultar do contributo daqueles a quem quer dar respostas, é em si um espaço novo, de colaboração e de aproximação entre gerações, entre interessados e decisores”.

O documento foi aprovado por unanimidade dos membros do CMJ, tendo o presidente da Câmara Municipal destacado a importância “do trabalho de diagnóstico de expectativas e necessidades da população jovem, pelo método usado – as reuniões de trabalho com todos os parceiros que trabalham direta ou indiretamente com os jovens”.

Questionário da Juventude, apresentação e discussão da metodologia de inquérito a dirigir aos jovens do concelho.
Iara Valente, estudante na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, apresentou ao CMJ o resultado do trabalho que desenvolveu na Câmara Municipal do Cartaxo, ao abrigo do Programa Ocupação de Tempos Livres (OTL) do Instituto Português da Juventude – o Questionário da Juventude.

A jovem desenvolveu um “trabalho rigoroso de construção de um inquérito que a Câmara Municipal usará como uma das ferramentas de recolha de informação junto dos jovens do concelho”, explicou Pedro Magalhães Ribeiro.

O Questionário da Juventude será aplicado, por canais digitais, a jovens dos 12 aos 25 anos, com o objetivo de recolher informação demográfica e estatística sobre jovens, mas também com o objetivo de obter informação sobre as suas opiniões, preocupações e expectativas.

Apresentação de proposta de intervenção no Skate Park do Cartaxo
Rui Geraldes, jovem residente em Vale da Pinta, apresentou ao CMJ uma proposta de intervenção no espaço envolvente ao Skate Park, que alia dois objetivos – por um lado, permitir aos jovens do concelho mostrarem os seus trabalhos e projetos de arte urbana e, por outro, criar no Skate Park, recentemente reabilitado pela Câmara Municipal, um espaço de expressão artística para os jovens do concelho.

A proposta foi acolhida “com entusiasmo”, conforme afirmou o presidente da Câmara Municipal. Para o autarca, o investimento de 10 mil euros que “fizemos recentemente naquele espaço, só se justifica se os jovens o entenderem e assumirem como seu, usando-o, mas também participando ativamente na sua preservação. Esta proposta é generosa, relevante e certamente abrirá portas à participação dos jovens na reabilitação de outros espaços, quer na cidade, quer nas freguesias”.

A proposta de Rui Geraldes, prevê que outros jovens se possam juntar ao projeto de arte urbana, considerando ainda a possibilidade de vir a ser criado um concurso que envolva a Escola Secundária do Cartaxo.

A proposta também foi aprovada por unanimidade dos membros do CMJ e passará, a sua execução, a ser coordenada pela área de Educação e Juventude da Câmara Municipal do Cartaxo.