No dia 17 de março, às 12h00, a mesa estará posta para receber cinco momentos gastronómicos concebidos e apresentados pelo Chef Luís de Jesus, em harmonização com Vinhos Franco, sugeridos e apresentados pelo enólogo Hernâni Magalhães.
Em 2024, o Museu Rural e do Vinho do Cartaxo será anfitrião de cinco almoços enogastronómicos que integram a programação Cidade do Vinho 2024.
Ementa do almoço
Receção na Adega do Museu Rural e do Vinho
Salmorejo de pêssego
Gonkans sushi
Tarteletes de cachaço com amendoim picante
Vinho abafado Sê Cá
À Mesa no Museu…
Entrada
Brioche tostado em manteiga com cogumelos à Bulhão Pato e molho caril
Vinho Barroca da Pata frutado rosé
Peixe
Cannelloni de bacalhau sobre açorda fina de marisco
Vinho Joana da Cana reserva branco
Tira Sabores
Gelado de nata, petazetas de lima e azeitona em pó
Carne
Dueto de frango com orzotto de barriga de porco e alho francês
Vinho Joana da Cana Alicante Bouschet
Sobremesa
Hoje lavo a loiça
Vinho abafado Sê Cá
Quem é o Chef Luís de Jesus
Natural de Tagarro, atualmente detém o Restaurante 1143,
em Vale da Pinta. Cozinheiro há cerca de 20 anos, já viajou um pouco pelo mundo à procura de novos saberes e sabores, onde trabalhou em restaurantes e hotéis de renome, com chefs como Benoît Sinthon, Ljubomir Stanisic, Chakall, José Cordeiro ou Luís Baena. A cozinha que o define é “uma cozinha simples, mas com algum atrevimento”.
Quem é o Enólogo Hernâni Magalhães
Hernâni Canavarro Magalhães, licenciado em Enologia, é apaixonado pela bioquímica e microbiologia das fermentações, bem como pelo papel histórico e comportamental do consumidor no mundo dos vinhos. É consultor de adegas de referência na região do Tejo e a sua incessante procura por conhecimento levou-o a cursos em proteção e produção integrada da vinha, sustentabilidade, turismo entre outras. Defensor da valorização dos vinhos de altíssima qualidade dos pequenos produtores de regiões menos reconhecidas, encontra grande satisfação com o reconhecimento internacional. O seu trabalho, que permitiu trazer para a região, variedades como a Tinta Barroca é apenas uma amostra das muitas conquistas, enquanto continua a surpreender o mundo dos vinhos com sua paixão, conhecimento e dedicação.
Que história contam os Vinhos Franco
A história dos Vinhos Franco funde-se com a narrativa da família, gente nascida e criada numa aldeia do concelho do Cartaxo, onde a produção de vinho sempre fora tradição, daí a sua máxima “Da Terra ao Copo sempre com Paixão”. As sua vinhas situam-se no Bairro, um terroir perfeito para vinhos tintos. Aqui num hectare de terreno encontramos areia, barro, seixo rolado, terreno calcário… Este é de encosta virada a poente, sendo propícia a uma excelente maturação, com microclima favorável pela proximidade do rio Tejo e Serra do Montejunto. Para garantir o equilíbrio do ecossistema, são certificados pela “Proteção Integrada”, que os orienta e fiscaliza no sentido de usar os produtos fitofarmacêuticos certos, na altura certa e na quantidade certa. Atualmente detêm vinte e oito hectares de vinha; oito destes são vinhas com mais de 20 anos de onde obtêm baixas produções de uva, dando origem a vinhos de elevada concentração e de grande qualidade, como o Joana da Cana Vinhas Velhas, premiado internacionalmente. Mas também de novas castas se fazem outros grandes vinhos, como os monocastas Alicante Bouschet, Syrah e o Joana da Cana Reserva Tinto, onde a casta Tinta Barroca provou que se dá muito bem neste terroir.
➽ Valor do almoço por pessoa
50,00 euros
Lotação limitada a 50 pessoas
Prazo de incrição neste almoço - 11 de março 2024
➽ Clique aqui para se inscrever (formulário online)
As inscrições serão serão válidas após confirmação de pagamento.
+Informação
☎ (+351) 243 701 257 (chamada rede fixa nacional)
☎ (+351) 961 719 367 (chamada rede móvel nacional)
✉ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
➽ Siga Cidade do Vinho 2024 nas redes sociais