Terça-feira | 28-06-2022

Orçamento Participativo Escolar

Propostas vencedoras já são conhecidas e vão receber um total de 10 mil euros do orçamento da Câmara Municipal – 5 mil euros por agrupamento.

Orçamento Participativo Escolar

• O Orçamento Participativo Escolar voltou a convocar as alunas e os alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho, para debater ideias e propor soluções para as suas escolas. Na edição de 2022, foram as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico quem apresentou propostas.​

• Apresentadas e votadas em assembleias participativas, que decorreram no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, as propostas vencedoras vão receber um total de 10 mil euros do orçamento da Câmara Municipal – 5 mil euros para cada agrupamento.

• No Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo foi a turma do 4.º A da Escola Básica n.º 2 do Cartaxo, que viu a sua proposta ser a mais votada, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével foi apresentada uma proposta única, criada por todas as escolas.

“Desde dia 16 de março que o Orçamento Participativo Escolar anda a dar que pensar às crianças das escolas do concelho”, explicou a vereadora Maria de Fátima Vinagre, responsável pelo pelouro da Educação na Câmara Municipal do Cartaxo.​

A vereadora explicou que até chegarem ao momento de apresentar as propostas aos colegas, que as votam em duas assembleias participativas – no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo a assembleia reuniu no dia 9 de junho, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével a assembleia reuniu no dia 22 de junho –, os alunos e as alunas do 1.º ciclo de ensino básico, coordenados pelos seus professores, debateram as prioridades para a sua escola, pensaram em soluções, reuniram orçamentos e prepararam argumentos.

Para a autarca “o processo de criação das propostas, que implica trabalhar em equipa, estar atento às necessidades dos outros colegas, defender opiniões e projetos com respeito pelos outros, procurar consensos e, também, saber desfrutar da vitória com alegria pelo resultado atingido e com cortesia perante quem não viu a sua proposta sair vencedora”, justifica por si só a “relevância do projeto para a construção de uma comunidade democrática, de cidadãs e cidadãos empenhados e resilientes”.

No Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, foram apresentadas quatro propostas – Sempre em Movimento pelas turmas 4ºA; 4ºB; 4ºC e 4º/3ºD da EB José Tagarro, Espaço Lúdico pela turma do 4ºA da EB n.º 2 do Cartaxo, Na escola… sombra para brincar, não pode faltar!!! pela turma do 4ºA da EB n.º 3 do Cartaxo e Aprender com motivação, eis a solução da EB de Vila Chã de Ourique.

A vencedora, com mais de quinze por cento dos votos positivos das 40 crianças que constituíram a assembleia, foi a proposta Espaço Lúdico, que propôs a criação de uma área coberta no pátio de recreio, defendendo que brincar é a maneira mais natural de desenvolver a criatividade e a imaginação, a turma do 4ºA da EB n.º 2 do Cartaxo vai ver realizada a sua proposta de construir um telheiro que permita desenvolver atividades ao ar livre quer faça sol ou chuva.

No Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, as quatro escolas básicas – de Pontével, da Lapa, da Ereira, dos Casais dos Penedos e de Vale da Pinta –, apresentaram uma proposta conjunta para um projeto que beneficiará toda a comunidade escolar do agrupamento.

Designada por Cultiv’Arte, a proposta prevê a construção de dezasseis canteiros, uma para cada turma, destinados à plantação de hortícolas e ervas aromáticas, assim como, a aquisição de seis biombos e todos os adereços necessários que permitirão, a cada uma das escolas proponentes, ter um teatro de fantoches.

Os alunos e alunas mostraram como a execução da Culti’Arte vai permitir ensinar e prender os conteúdos pedagógicos de um modo lúdico, ao integrar o conhecimento teórico com o exercício de atividades reais. Da matemática ao estudo do meio, das preocupações com o ambiente às práticas mais sustentáveis, do conhecimento de tradições à capacidade de trabalho colaborativo e inovador, da música à língua portuguesa, são muitos temas cujo processo ensino aprendizagem beneficiará com o projeto. Ao obter cem por cento dos votos positivos, Cultiv’Arte terá agora cinco mil euros para se concretizar.

Orçamento Participativo Escolar envolve toda a comunidade educativa
A Câmara Municipal do Cartaxo, organiza o Orçamento Participativo Escolar em parceria com os agrupamentos de escolas e associações de pais. Os alunos e as alunas são desafiados a desenvolver propostas que possam dar resposta ao que consideram prioritário para as suas escolas.

As propostas são votadas em assembleias participativas, uma por cada agrupamento de escolas. A Câmara Municipal do Cartaxo reserva 10 mil euros do orçamento municipal para este projeto que visa promover a participação e o exercício de uma cidadania empenhada no bem-estar de toda a comunidade.