Terça-feira | 20-09-2022

Câmara Municipal aprovou novo apoio às famílias

O Cartão Municipal de Família Numerosa vai integrar o conjunto de apoios que a autarquia já disponibiliza às famílias, mas terá em conta as necessidades específicas dos agregados com maior número de crianças e jovens a seu cargo.

Câmara Municipal aprovou novo apoio às famílias

João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, apresentou na reunião de executivo de dia 6 de setembro, a criação do Cartão Municipal de Família Numerosa.

A proposta foi aprovada por unanimidade e o período de recolha de contributos para a criação do regulamento municipal que definirá as regras de adesão, assim como, os apoios que serão disponibilizados, já está a decorrer.

O presidente da Câmara Municipal informou que o Cartão vai permitir às famílias numerosas do concelho, “receber apoio em diversas áreas e usufruir de benefícios em atividades desenvolvidas quer pela autarquia, quer por empresas e comerciantes do concelho que pretendam aderir a este cartão”. O autarca considera o Cartão, “uma iniciativa necessária, no contexto económico e social que já é difícil e que se prevê continue difícil nos próximos tempos”.

A criação do regulamento municipal implica duas fases públicas de recolha de contributos, a primeira já está a decorrer, terá a duração de dez dias úteis pelo que João Ferreira Heitor apelou a que “famílias, instituições e entidades públicas ou privadas enviem as suas propostas para que o regulamento possa, desde a sua criação, definir critérios transparentes, claros e eficazes, que respondam às necessidades das famílias numerosas e seja realista nos apoios que de facto poderão ser concedidos”.

Nesta fase, todos os interessados podem remeter contributos para a redação do regulamento, quer por correio eletrónico, para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., quer por correio para Câmara Municipal do Cartaxo, Praça 15 de Dezembro, 2070-050 Cartaxo, ou mesmo entregar pessoalmente no edifício-sede do município, na mesma morada. Todos os contributos devem ser escritos, e indicar como assunto –  “Apresentação de Sugestões — Elaboração de Regulamento do Cartão Municipal de Famílias Numerosas”.