Quarta-feira | 15-09-2021

Receção à Comunidade Educativa

O Centro Cultural do Cartaxo recebeu, no dia 14 de setembro, a comunidade educativa, numa cerimónia que assinalou o início do ano letivo 2021/2022, no Cartaxo.

Receção à Comunidade Educativa

A Receção à Comunidade Educativa é um evento anual, organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, que em 2020, devido à situação pandémica, não decorreu de modo presencial. Este ano, corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação, entidades e responsáveis autárquicos, puderam voltar a estar juntos nas boas-vindas ao ano letivo.

Para assinalar o regresso ao evento presencial, a Câmara Municipal do Cartaxo apresentou o projeto Origem dos Saberes, que resultou da investigação de Iara Valente, no âmbito do Programa OTL 2021. A jovem foi responsável ainda pela condução do evento e criou um espaço museológico que lembrou objetos e equipamentos que marcam a evolução do ensino ao longo do tempo.

Para falar na primeira pessoa sobre a sua experiência ao serviço do ensino no concelho, o evento contou com o testemunho do professor João Oliveira, professor durante 40 anos e aposentado há 24 anos, que recebeu da professora Berta Pereira a surpresa de um texto intitulado “Tributo aos fazedores do tempo”; para outro olhar sobre o ensino, a câmara Municipal convidou também o jovem professor António Gaspar.

Na Receção à Comunidade Educativa intervieram o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, o presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, Augusto Parreira, o Diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, Jorge Tavares,  a presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, Catarina Guerreiro, a representante da DeGeste, Eugénia Correia.

A Receção contou com a participação de crianças em representação de todos os ciclos de ensino do concelho que leram o poema “A Escola”, de Paulo Freire, sob orientação do Professor Rolando Ferreira. Em palco estiveram - Margarida Brito do pré-escolar, Simão Tojeira Carvalho do 1º ciclo, Carolina Almeida do 2º ciclo, Júlia Baptista do 3º ciclo e Joana Possante do secundário.

Os representantes da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével. Ana Carreira e Tony Andrew, em representação de todos os pais e encarregados de educação do concelho, partilharam com os presentes, o texto “Qual é a Escola dos nossos sonhos?”.

Durante a cerimónia foram entregues Diplomas e Medalhas aos profissionais - docentes e não docentes - que completam 25 anos de carreira ao serviço do ensino no concelho do Cartaxo:

• Adérito Santos Miguel Lourenço Marques
• Anabela Isidoro Louro
• António da Conceição Filipe Duarte Rato
• Cristina Maria Luz Ferreira Soares Albergaria
• Ermelinda Conceição Lusitano Nogueira
• Esperança Maria Faria Alfaiate
• Filomena Maria Sousa Gaspar Pilré
• Manuel José Rodrigues Dionísio
• Margarida Pereira Duarte
• Maria Clara Lopes Marcelo Goulão
• Virgínia Maria Frazão Isidro Teófilo
• Ana Bela Borges Rodrigues Ribeiro
• Carlos Manuel Silva Martins
• Isabel Maria Almeida Coelho Dias
• Lucinda Maria Vieira do Carmo

O Grupo de Cantares Chãs de Ourique recebeu os participantes no foyer do Centro Cultural do Cartaxo e encerrou o evento com música popular portuguesa, numa atuação muito aplaudida.

Um grande Bem hajam a todas as mulheres e a todos os homens que agora iniciam mais um ano letivo ao serviço das famílias, das crianças e dos jovens do nosso concelho. Que seja um ano letivo repleto de sucesso e com muita saúde para todos.